Ação educativa quer conscientizar paraminenses sobre importância da coleta seletiva

Fundada em 2002, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas (Ascamp) é a responsável por coletar e dar a destinação correta a materiais recicláveis. Hoje são cerca de 20 associados que coletam cerca de 70 toneladas por semanas nos 35 bairros da cidade.

Esse número poderia ser bem maior se a população colaborasse. É que muita gente ainda não sabe ou às vezes não quer separar o lixo orgânico do reciclável.

Além de ajudar a preservar o meio ambiente dando a destinação correta desses materiais, gera emprego e renda para os associados à Ascamp, e aumenta a vida útil do Aterro Sanitário, localizado na BR-352, que liga Pará de Minas a Pitangui.

Por outro lado muitas senhoras reclamam que já se cansaram de separar o lixo orgânico do reciclável e o caminhão da coleta seletiva não passar no dia marcado. Com isso, cães rasgam os sacos e espalham o lixo. Também tem pessoas que rasgam os sacos de lixo a procura de latinhas ou outro reciclável e fazem a maior bagunça nas portas das residências. Muitas desistiram se separar o lixo por entenderem que o sistema de soleta seletiva não é eficaz em Pará de Minas.

Para tentar mudar este cenário e conscientizar os paraminenses, a Ascamp e a prefeitura realizarão uma mobilização de 1º a 5 de abril. Durante toda a semana, servidores municipais e trabalhadores da associação estarão nas ruas em uma ação educativa com panfletos e explicando como é feita a separação da forma correta.

O vice-prefeito, que também responde pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Agronegócio, José Porfírio de Oliveira Filho (PV), destaca a importância da coleta seletiva para toda a cidade:

José Porfírio de Oliveira Filho
zezeporf_coletaseletiva1


José Porfírio de Oliveira Filho pede a colaboração da população para separar o lixo corretamente, pois não só as pessoas como também o meio ambiente, saem ganhando:

José Porfírio de Oliveira Filho
zezeporf_coletaseletiva2

Veja abaixo a programação dos bairros onde acontecerão a ação educativa:

01/04: São Pedro e Vila Santa Isabel
02/04: Belvedere
03/04: Recanto da Lagoa
04/04: Nossa Senhora das Graças
05/04: Cores de Minas e Recanto da Lagoa

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!