Proprietários devem se precaver ao deixar residências vazias durante as viagens de fim de ano

Em dezembro milhões de estudantes encerram o ano letivo e saem de férias escolares. Muitos pais também aproveitam para tirar uma folga do trabalho na mesma época e fazer uma viagem com toda a família.

Os feriados e as festas de Natal e Ano Novo também dão a oportunidade de reunir parentes e amigos para comemorar. Alguns já preferem ir para as praias do litoral e aproveitar o calor e as belezas naturais.

Em todos os casos os proprietários deixam as residências praticamente vazias e por isso todo o cuidado é pouco. Muitos ladrões aproveitam a situação para praticar furtos de dinheiro e outros objetos de valor dentro dos imóveis.

A Polícia Militar sempre dá algumas dicas de segurança que fazem toda a diferença na prevenção aos crimes. Uma delas é evitar a postagem de fotos em redes sociais durante a viagem, pois elas podem ser compartilhadas.

Quando percebem que os moradores estão viajando através das imagens, os bandidos agem prontamente. Outra preocupação deve ser o acionamento de alarmes, câmeras do circuito interno e fechamento de portas e janelas.

Luzes devem ser apagadas e nenhuma correspondência deve ser acumulada na caixa dos correios. Todos esses cuidados são imprescindíveis para impedir que os donos dos imóveis não sejam prejudicados.

Segundo o sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto, membro da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, é preciso solicitar a vigilância de um vizinho e evitar deixar ferramentas e escadas na área externa do imóvel:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulo_giardullo_casas1


Em caso de abordagem de criminosos a orientação é nunca reagir. Os meliantes são agressivos e podem atentar contra a vida da vítima. A PM deve ser acionada de imediato para que as providências sejam tomadas:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulo_giardullo_casas2

Outra dica importante é não guardar grandes quantias em dinheiro dentro de casa para não chamar a atenção de bandidos. Ao transitar o ideal é utilizar cartões bancários, cheques e meios on-line para efetuar pagamentos:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulo_giardullo_casas3

Em muitos bairros a Polícia Militar instalou a Rede de Vizinhos Protegidos. Os moradores observam movimentações de pessoas e veículos suspeitos e acionam as viaturas. Esse mesmo cuidado deve ser tomado nas demais localidades da cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!