Smart Defesa reúne empresários do Centro-Oeste de MG e representantes das Forças Armadas do Brasil

Teve início na manhã desta terça-feira (26) e se estende até quinta, 28 de novembro, o 1º Smart Defesa. Evento sob iniciativa do grupo Pará de Minas 4.0, que visa tornar o município polo de defesa e segurança.

Várias palestras serão realizadas nos próximos dias e abordam temas como desenvolvimento aeronáutico, políticas públicas para cidades inteligentes, projetos de cidades inovadoras e como atrair grandes empresas e negócios.

A ideia é que os empresários e autoridades políticas de Pará de Minas comecem a pensar em investir em defesa e segurança, considerados os setores do futuro.

Realizado na Câmara Municipal de Pará de Minas, o Smart Defesa trouxe no primeiro dia palestras que trataram da base industrial de defesa como desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de produtos estratégicos; além de financiamento e offsets, que são a compensação acordada como condição para compra ou contratação de bens, serviços ou tecnologia; inovação tecnológica e desenvolvimento econômico; e rodadas de negócios.

Coronel Rui Gustavo, do Exército Brasileiro, é da iniciativa Pará de Minas 4.0 e está na organização do Smart Defesa. Para ele o evento é uma oportunidade para aprender a empreender:

Rui Gustavo
ruigustavosmartdef1


A intenção das palestras é mostrar que até o pequeno empreendedor ou o autônomo podem fazer parte da Pará de Minas 4.0, oferecendo serviços que o polo de defesa e segurança precisam. Para o coronel Rui Gustavo, no evento, as pessoas aprenderão como prestar serviços a estas empresas e como participar, por exemplo, de licitações:

Rui Gustavo
ruigustavosmartdef2

O contra-almirante Ivan Taveira Martins, da Marinha do Brasil, foi um dos palestrantes do primeiro dia de evento. Ele falou sobre o papel da Escola Superior de Guerra (ESG) no fomento à indústria nacional de defesa. Ressaltou a realização do Smart Defesa que visa trazer novos negócios para o município:

Ivan Taveira Martins
ivantaveirasmartdef1


Sobre a possibilidade de Pará de Minas se tornar esse polo, o contra-almirante é enfático ao dizer que o município tem capacidade, mas tudo depende da vontade dos paraminenses:

Ivan Taveira Martins
ivantaveirasmartdef2

O Smart Defesa continua nesta quarta-feira, 27. Entre as palestras, a apresentação do Projeto Delfos da Polícia Militar de Minas Gerais que inclui tecnologia de ponta na segurança pública e um resumo de como foi o socorro às vítimas da tragédia de Brumadinho.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!