Semana municipal de prevenção destaca a união de todos contra o uso de álcool e outras drogas


O município de Pará de Minas abriu nesta segunda-feira, 26 de junho, a 3ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (SEMAD), para marcar a data em que é lembrado o Dia Mundial de Combate as Drogas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A solenidade aconteceu no estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio, no bairro São Francisco. Estiveram presentes alunos, educadores, representantes do poder público, Polícia Militar e de entidades de combate aos vícios com álcool e drogas.


Durante a semana serão realizadas diversas atividades para chamar a atenção de toda a sociedade sobre a importância de unir forças na luta contra os entorpecentes. Será discutido o papel do governo, da família, da escola e da sociedade.

O prefeito Elias Diniz (PSD) destacou a necessidade de compartilhar o combate ao uso de drogas com toda a população. Para vencer a batalha é preciso trabalhar preventivamente e repressivamente:


Elias Diniz
semadeliasdiniz

Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, lembrou os problemas gerados pelos abusos com álcool e drogas. Afirmou que viver em sociedade tem seus desafios e frustrações que precisam ser trabalhados para evitar os caminhos errados:


Paulo Duarte
licitacaolaboratoriopauloduarte2

Tenente Luiz Fernando de Souza Campos representou a 19ª Companhia da Polícia Militar Independente de Pará de Minas no evento. Ele esclareceu que além da repressão, os policiais militares também atuam preventivamente e de forma educativa:


Tenente Luiz Fernando de Souza Campos
semadtenenteluizfernandocampos

Neide Maria de Almeida, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (COMAD) ficou muito satisfeita com o apoio durante a abertura e espera que toda a população possa continuar debatendo mais soluções para os problemas dos vícios:


Neide Maria de Almeida
semadneidemariadealmeida

A programação da SEMAD continua nesta terça-feira, 27 de junho, às 7h30min, no Sindicato Rural Patronal, quando será apresentada a rede municipal de serviços.

Luiz Gonzaga Militão, coordenador do grupo Amor Exigente, em Divinópolis, falará sobre “A Família e a Dependência Química”. Em seguida o deputado estadual Antônio Jorge, médico-psiquiatra e presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), abordará: “Prevenção ao Uso do Álcool e Outras Drogas”.


Na quarta-feira (28), às 9 horas, no auditório da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), será promovida uma mesa redonda: “Intervenções e prevenções para o Uso de Drogas: Uma Questão de Saúde Pública”. Também participarão os psicólogos Douglas Félix de Oliveira, do CAPS AD, Celso Renato Silva, professor da FAPAM e Patrícia Magalhães Rocha, subsecretária de Políticas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais.

Na quinta e na sexta-feira, dias 29 e 30 de junho, haverá rodas de conversa sobre o tema “Prevenir é Melhor que Remediar!”. O evento acontecerá nas escolas e nos núcleos do Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF).


No sábado (31), às 8 horas, na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães (CAIC), será promovida a Corrida e Caminhada “Viver Saudável”. No domingo, 1º de julho, a mesma corrida acontecerá no Parque do Bariri, a partir das 8 horas.

A programação é uma realização do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), com a participação de parceiros e atores importantes no processo de combate ao uso de álcool e outras drogas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!