GRNEWS TV: Vereadora Camila Mão Amiga fala sobre causa animal, pessoas com deficiência acreditando em mais diálogo e avanços em 2026
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Camila Gonçalves de Araújo, a Camila Mão Amiga, vereadora, abordou temas relacionados a causa animal, pessoas com deficiência e expectativas para 2026 na Câmara Municipal de Pará de Minas.
Primeiro ano desafiador e cenário financeiro herdado
Após um 2025 marcado por dificuldades, a parlamentar demonstra cautela, mas também esperança de dias mais produtivos no Legislativo. Segundo Camila, o ano passado foi de muitas reivindicações dos vereadores junto ao Executivo, mas com poucos resultados concretos. A principal explicação, conforme relatado pelo prefeito Inácio Franco desde o início da gestão, é a dívida herdada pelo município, que já teve cerca de R$ 30 milhões quitados e deve estar totalmente paga até abril de 2026. Para a vereadora, a superação desse cenário pode abrir espaço para novos avanços.
Expectativa por mais diálogo com o Executivo
Um dos pontos centrais destacados por Camila é a necessidade de melhorar a comunicação entre a Câmara e a Prefeitura. Ela afirma que, apesar das tentativas dos vereadores, muitas vezes falta diálogo para discutir projetos e resolver demandas importantes para a cidade.
Causa animal como prioridade do mandato
A vereadora também comentou sobre ações voltadas à causa animal, área com a qual tem forte ligação. Ela citou a construção do Núcleo de Saúde e Bem-Estar Animal (NUSBA) no bairro João Paulo II, obra que acabou sendo reduzida pelo Executivo. Além disso, lembrou das emendas parlamentares destinadas à compra de dois veículos para o controle de zoonoses e para o controle populacional de cães e gatos. Embora os recursos estejam na conta do município há mais de seis meses, as aquisições ainda não foram realizadas.
Camila ressaltou a sobrecarga enfrentada por protetores independentes, muitos sob sua tutela, que cuidam de mais de 100 animais resgatados das ruas. Ela também comemorou a implantação do Censo Animal, projeto de sua autoria, e alertou para os números preocupantes, já que mais de 80% dos cães e gatos do município não são castrados.
Projetos aprovados e novas expectativas
Entre outras iniciativas, a vereadora destacou a lei que determina a fixação de placas de alerta contra maus-tratos em estabelecimentos pet, além do projeto que proíbe a comercialização de fogos de artifício com estampido em Pará de Minas que já foi protocolado e tramita no Legislativo. A proposta busca proteger pessoas com transtorno do espectro autista e os animais. Camila também celebrou a implantação do uso de pulseiras de identificação para pessoas com deficiências não visíveis na UPA, ação que deve começar em breve.
Terapeuta ocupacional de formação, Camila atua diretamente com pessoas autistas e afirma conhecer de perto essa realidade, o que reforça seu compromisso com políticas públicas mais inclusivas no município.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

