Prestes a implantar o CEO, Pará de Minas realiza mensalmente mais de 7 mil atendimentos e 30 mil ações de saúde bucal


O Dia do Dentista é comemorado no Brasil no dia 25 de outubro. A data serve para lembrar da importância deste profissional que se dedica a orientação e prevenção de doenças dentárias, da gengiva e tratamentos mais graves como o câncer de boca.

A ocasião também serve para conscientizar a sociedade sobre a importância de manter uma boa higiene bucal e de manter os cuidados com os dentes. Por isso também é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal.


Pará de Minas tem muitos motivos para comemorar a data. A prefeitura tem investido no atendimento às demandas da população e a estrutura está sendo ampliada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria Municipal de Saúde mantém 30 consultórios odontológicos, sendo cinco na Policlínica e as demais em Unidades Básicas de Saúde da cidade, inclusive nos distritos de Ascensão, Tavares de Minas, Torneiros e Carioca.

Nos consultórios são realizados procedimentos preventivos, restauradores, cirúrgicos e de reabilitação por meio de próteses. A cada mês cerca de 800 pacientes passam pela primeira consulta nos consultórios odontológicos.


São mais de 5.200 pacientes são atendidos mensalmente através de consultas agendadas. A cada mês, outras 1.200 pessoas recebem atendimento de urgência, ou seja, sem a marcação de consultas, e orientadas a iniciar tratamento.

Mais de 30 mil ações são realizadas mensalmente pelas equipes que atuam na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde. Os trabalhos educativos envolvem escovações orientadas em escolas, creches e projetos sociais, reuniões com mães e grupos de gestantes.


Até pouco tempo, eram liberadas 51 próteses dentárias por mês e esse número foi aumentado pela Secretaria Municipal de Saúde para 80. Atualmente são 74 servidores trabalhando na área de saúde bucal, na rede municipal, sendo 37 cirurgiões dentistas, 26 auxiliares, 6 técnicos 2 técnicos em Raios-X, 1 estagiário, 1 Referência Técnica e 1 Gerente em saúde bucal.

A paciente Cláudia Fernandes Pereira sempre procura a Policlínica para fazer tratamento bucal. Ela afirma que sempre foi muito bem atendida e só tem motivos para elogiar e agradecer aos profissionais:

Cláudia Fernandes Pereira
claudiafernandes_saudebucal

A cirurgiã dentista Patrícia Pimenta destaca que os serviços odontológicos funcionam muito bem no município. A equipe é altamente capacitada e a porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde:

Patrícia Pimenta
patriciapimenta_saudebucal

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, a assistência em saúde bucal foi ampliada com a criação de mais quatro equipes para atendimento aos moradores do Residencial Cecília Meireles e dos bairros João Paulo II, Redentor e São Paulo:

Paulo Duarte
pauloduarte_saudebucal1


Já está em andamento as obras de adequação do prédio da Policlínica para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O Governo Federal liberou R$ 60 mil e o município investirá cerca de 230 mil para a compra de equipamentos, incluindo 2 aparelhos digitais de raios-x e 10 consultórios:

Paulo Duarte
pauloduarte_saudebucal2

Os paraminenses que necessitam de atendimento odontológico especializado não precisarão mais se deslocar até a unidade do CEO que funciona na cidade de Nova Serrana. A estrutura que está sendo projetada resultará na ampliação da assistência especializada:

Paulo Duarte
pauloduarte_saudebucal3

No CEO de Pará de Minas serão instalados três novos consultórios com modernos equipamentos, onde serão realizados tratamentos de canal, de doenças de gengiva, cirurgias bucais, atendimentos aos portadores de necessidades especiais e diagnóstico de câncer de boca.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!