Pará de Minas implanta núcleo do Observatório Social do Brasil para acompanhar a gestão pública

osb_para_de_minas250816
Há dois anos alguns voluntários vêm trabalhando para implantar em Pará de Minas um núcleo do Observatório Social do Brasil (OSB). Trata-se de uma organização não governamental apartidária e dirigida por uma equipe e com o apoio de voluntários.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A instituição nasceu na cidade de Maringá, estado do Paraná, quando a prefeitura do município foi desfalcada em mais de R$ 115 milhões. Desse montante, apenas a quantia de R$ 1,7 milhão foi recuperada depois de cinco anos.

O caso de corrupção revoltou a população e provocou uma mobilização popular. Foi iniciada uma rede de voluntários para acompanhar os trabalhos nas prefeituras e promover capacitações para servidores públicos.

O objetivo da entidade é ajudar o Poder Executivo Municipal, em especial nos processos licitatórios, de compras, vendas, onde ocorre boa parte dos problemas relacionados aos desvios de recursos públicos.

Nesta quinta-feira (25) esteve em Pará de Minas o empresário e industrial paranaense Ney da Nóbrega Ribas. Ele é um dos fundadores do OSB – Seção Campos Gerais e atualmente exerce o cargo de presidente.

O representante do movimento realiza mais de 100 palestras por ano em diversos estados brasileiros. Ele foi convidado por empresários paraminenses para proferir uma palestra no auditório da Escola Estadual Fernando Otávio.

Aproveitando a ocasião o presidente do OSB falou do processo de instalação e funcionamento do núcleo no município, utilizando um corpo técnico e o apoio de estagiários e voluntários.

Ney da Nóbrega Ribas explicou que o observatório é mantido por doações da sociedade civil e de empresas, além de firmar diversas parcerias com órgãos públicos e entidades de classe e de fomento:

ney_da_nobrega_ribas250816
Ney da Nóbrega Ribas
osbneydanobregaribas

O contabilista Carlos Daniel de Sousa vem trabalhando a instalação do OSB em Pará de Minas há dois anos. Ele conta que participou de um evento na cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina, e assistiu a uma palestra sobre os procedimentos da instituição.

Ele explica que inicialmente serão adotados todos os procedimentos legais, como o registro de estatuto, entre outros. Em seguida serão reunidos os voluntários e eles não poderão estar filiados a nenhum partido político:

carlos_daniel_de_souza250816
Carlos Daniel de Souza
osbcarlosdanieldesouza

O empresário Carlos Antônio Martins Barroca acompanhou o presidente do OSB em Pará de Minas e ressalta que esta será mais uma ferramenta de participação popular na administração pública:

carlos_antonio_martins_barroca250816
Carlos Antônio Martins Barroca
osbcarlosmartinsbarroca

O Observatório Social do Brasil já foi implantado em trezentos municípios em 22 estados do país. O movimento de acompanhamento da gestão pública vem crescendo a cada dia entre a sociedade brasileira.

O núcleo de Pará de Minas do Observatório Social do Brasil foi criado com apoio de muitas organizações da sociedade civil, como a Forania Nossa Senhora da Piedade, Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), Subseção da OAB, Lojas Maçônicas, AABB, CREA-MG, AEAPAM, Sindicato dos Contabilistas de Pará de Minas, Rotary Club Pará de Minas, Associação dos Ciclistas de Pará de Minas (Aciclis) e Associação dos Ex-Alunos e Amigos Salesianos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!