Oficina de Biscoitos na Escola Municipal de Artes e Ofícios desperta muito interesse e mantém a tradição em Pará de Minas
A Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, através da Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica) e Museu Histórico de Pará de Minas, realizou a primeira Oficina de Biscoitos. O evento tem como objetivo manter viva a tradição das biscoiteiras, que é um bem imaterial de Pará de Minas e passa por várias gerações.
O diretor do Museu Histórico de Pará de Minas, Alaércio Antônio Delfino, destaca que esta oficina contribui para a difusão do ofício das biscoiteiras, além de ser também uma ação de Educação Patrimonial:
Alaércio Delfino
Alaércio01
A primeira oficina de biscoitos, foi um sucesso, com recorde de inscrições na primeira hora após aberta. A Escola Municipal de Artes e Ofícios, inclusive tem um local específico com o forno para realização dos trabalhos. O diretor Samuel Lopes afirma que ofício das biscoiteiras visa repassar este aprendizado e manter viva a tradição da produção de biscoitos em nossa cidade:
Samuel Lopes
samuel01
A ministrante da oficina, Maria de Lourdes Lopes, ficou feliz em ajudar a manter viva essa tradição e acredita que tudo o que sabemos de positivo temos que compartilhar e passar para frente:
Maria de Lourdes Lopes
Maria de Lourdes01
Foram feitas quatro receitas de biscoitos, sendo de biscoito doce frito, biscoito branco, de farinha e de amendoim. Os participantes aprenderam e degustaram as deliciosas quitandas.
Zuleika Drummond, participante do curso, falou que além de aprender foi um momento de relembrar como tudo era feito antigamente e a ligação que a confecção dos biscoitos proporcionava com as famílias:
Zuleika Drummond
Zuleika Drummond
Com a grande procura pela Oficina de Biscoitos, uma segunda data já foi organizada para a realização da 2ª. Oficina, que acontecerá no próximo dia 16 de junho e até uma possibilidade de uma terceira oficina está sendo avaliada.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.