Vacina da Pfizer exige técnicas diferentes de aplicação e profissionais passam por treinamento

Pará de Minas recebeu na segunda-feira (24), 1.170 doses da vacina Pfizer para imunizar gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente graves que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

A vacina tem algumas singularidades em relação às outras que o município vinha recebendo do Governo de Minas Gerais. Esta, precisa ser armazenada em freezers e refrigeradores farmacêuticos em temperaturas entre -25ºC e -15ºC por até duas semanas. Além disso, há o prazo de seis horas de uso da vacina após o frasco ser aberto.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Diante de tantas novidades, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu uma capacitação para os profissionais que atuarão na aplicação do imunizante. Uma das diferenças é que ela só pode ser aplicada dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS), como destacou a coordenadora de imunização Érica Regina da Silva:


Érica Regina da Silva

ericarscapacipfizer1

Maria de Lourdes Liguori é a Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica municipal e ressalta que as técnicas para aplicação da vacina da Pfizer são diferentes em relação às que já chegaram a Pará de Minas:

Arquivo Portal GRNEWS

Maria de Lourdes Liguori
mariadelcapacipfizer1

Na quarta-feira, 26 de maio, serão imunizadas pessoas com comorbidades com idade entre 49 e 51 anos e pessoas com deficiência permanente que recebam o BPC e tenham entre 18 e 59 anos. A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Nossa Senhora da Piedade, Vila Ferreira, Dom Bosco e Walter Martins, além do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de 8 às 12 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!