COMAD atua na prevenção e combate às drogas visando desenvolver projetos de conscientização

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) foi criado em Pará de Minas em 2015. Formado por representantes de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), associações comunitárias, institutos e representantes de comunidades terapêuticas, o conselho atua principalmente na conscientização da sociedade sobre os danos causados por uso abusivo de álcool e outras drogas.

Além disso, junto com o poder público e as polícias Civil e Militar, o COMAD atua ajudando em fiscalizações e criando projetos para serem implantados no município.

Um deles é o Girassol, que já rendeu bons frutos. Criado inicialmente na Escola Municipal Dona Cotinha, ele se expandiu para outras escolas tanto do município e do estado, atuando na prevenção de problemas relacionados ao uso de drogas. Também promove a saúde e fortalece a união entre escola e família.

Veja também
População paraminense precisa se interessar mais pelos conselhos e ajudar na criação de projetos
Pará de Minas tem 15 conselhos atuantes; Assistência Social é um deles para criar politicas publicas
Conselhos municipais atuam na defesa das politicas publicas para garantir direitos aos cidadãos

Este projeto se tornou referência e em 2017 seus idealizadores foram convidados para participar do primeiro Simpósio de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte. A proposta recebeu aplausos e depois diversos municípios mineiros se basearam no projeto Girassol para criar seus próprios projetos de combate às drogas.

No COMAD a população é a maior aliada para fazer um trabalho constante de conscientização. A advogada e presidente do conselho, Márcia Marzagão lembra que muita gente trata como vício apenas as drogas ilícitas. O problema é ainda maior quando se fala em álcool e até medicamentos usados indiscriminadamente:


Márcia Marzagão
marciamarzagaocomad1

A presidente ressalta que a população deve levar suas demandas até o conselho e todos têm papel fundamental para ajudar enfrenta problemas com álcool e drogas.

Márcia Marzagão acredita que é preciso criar soluções e a Campanha da Fraternidade 2019 deve ajudar nesta chamada à população para que ela seja mais participativa:

Márcia Marzagão
marciamarzagaocomad2

As reuniões do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas acontecem na primeira quarta-feira do mês na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Doutor Cândido, 26, Várzea, região central de Pará de Minas. Mais informações sobre o COMAD podem ser obtidas pelo telefone (37) 3236-3297.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!