Novembro Azul: ações pretendem alertar homens paraminenses sobre saúde e a importância da prevenção

A campanha Novembro Azul teve início em 2003 e ganhou o mundo. O movimento tem como principal objetivo alertar aos homens quanto a importância de fazer exames regularmente, inclusive o de próstata. Só ele é capaz de diagnosticar o câncer de próstata, responsável pela morte de 42 homens por dia.

Somente no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2019 foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil homens morrem por ano no Brasil em decorrência da doença.

Para alertar todos os homens foi criado um mês inteiro dedicado a eles. Mas em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde quis ir mais além. Além de incentivar a realização de exames e consultas, quer que os homens cuidem da saúde no geral.

Ao Portal GRNEWS, a gestora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde Ana Carolina Campolina destacou que as equipes das UBS estão preparadas para receber os homens que queiram cuidar da saúde:


Ana Carolina Campolina

anaccsaudehomem1

A saúde mental dos homens também é destaque neste mês de novembro. Segundo a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, a psicóloga Marina Saraiva, ainda há muito preconceito e os homens precisam entender que eles podem e devem se cuidar:


Marina Saraiva

marinasasaudehomem1

A psicóloga convida ainda os homens a refletirem sobre seu modo de vida e com isso buscar atitudes saudáveis para melhorar a qualidade de vida:

Marina Saraiva
marinasasaudehomem2

No sábado 28 de novembro, as equipes da UBS do bairro Nossa Senhora de Fátima farão uma ação especial. A partir de 10h30 estarão abordando homens em bares e supermercado para alertar a importância de cuidar da saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!