Smart Defesa: fórum discutirá segurança com a presença de autoridades nacionais e especialistas

O Portal GRNEWS antecipou que Pará de Minas sediará em novembro um grande evento voltado à segurança pública, defesa e desenvolvimento. Quando começaram as negociações, um instituto seria responsável pela realização do Congresso de Ciências Militares. Porém o interesse das empresas e entidades ligadas ao setor aumentou e o evento se transformou em um grande fórum, o 1º Smart Defesa.

Entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, Pará de Minas receberá autoridades e especialistas nos mercados de defesa, segurança e aeroespacial. São esperados investidores, empresários, empreendedores, profissionais, acadêmicos, lideranças políticas e empresariais, militares e representantes da administração pública.

Algumas palestras já foram confirmadas e abordarão temas como desenvolvimento aeronáutico, políticas públicas para cidades inteligentes, projetos de cidades inovadoras e como o município pode atrair grandes empresas e negócios.

Rodrigo Campos disse que é da iniciativa Pará de Minas 4.0 e está a frente da organização do Smart Defesa. Explica o motivo de realizar o evento em Pará de Minas e a necessidade dos municípios, empresas e pessoas começarem a pensar em investir em defesa e segurança, setores do futuro:


Rodrigo Campos
rodrigocampossmartdefesa1

O secretário executivo explica que é preciso pensar em todas as vertentes, do armamento ao vestuário, veículos e manutenção de imóveis:

Rodrigo Campos
rodrigocampossmartdefesa2

A expectativa dos organizadores é, após o sucesso esperado no evento em Pará de Minas, montar um calendário de eventos durante todo o ano em várias partes do país.

Para os participantes será uma oportunidade de aprender a empreender em novos setores, além de conhecer possíveis clientes:

Rodrigo Campos
rodrigocampossmartdefesa3

Empresas de Pará de Minas já confirmaram presença junto a outras com atuação nacional e até mesmo internacional, como Espanha, Polônia, Israel, Emirados Árabes e Suíça.

Veja a programação


Dia 26 de Novembro

Horário Atividade Descrição
08:00h às 09:00h Credenciamento / Welcome Coffee. O credenciamento será feito no local. A retirada das credenciais será iniciada 60 minutos antes da Abertura.
09:00h às 09:50h Cerimônia de Abertura. O primeiro dia do evento será marcado com a presença de representantes do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e autoridades governamentais estaduais e municipais, da academia e lideranças empresariais e da sociedade civil.
09:50h às 10:30h Palestra Magna – A Economia de Defesa e o Fortalecimento da Base Industrial de Defesa Nacional. Base Industrial de Defesa é o conjunto das empresas que participam de uma ou mais etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de produtos estratégicos de defesa – bens e serviços que, por suas peculiaridades, possam contribuir para a consecução de objetivos relacionados à segurança ou à defesa do nacional. As Forças Armadas e de Segurança pública, literalmente, consomem do alfinete ao foguete sendo uma oportunidade para empresários e empreendedores.
10:30h às 10:50h Coffee Break.
10:50h às 11:15h Financiamento e Offsets – Compensações Comerciais, Industriais e Tecnológicas e Regime Especial de Tributação Indústria de Defesa. Offset é uma prática na indústria aeroespacial e de defesa. Engloba a compensação acordada como condição para a compra ou contratação de bens, serviços ou tecnologia com a intenção de gerar benefícios de natureza tecnológica, industrial ou comercial. O Offset é também uma fonte possível para o financiamento de projetos e, por isso, deve ser conhecida por empresários e empreendedores.
11:15h às 11:40h Novo Paradigma em Desenvolvimento Aeronáutico.
11:40h às 12:00h Debate. Será feito um debate entre os palestrantes sobre os temas abordados, moderado por um especialista, com a participação do público presente.
13:35h às 14:00h Fazendo Girar a “Hélice Tríplice”. Hélice Tríplice é baseada na perspectiva das relações entre a Academia (universidades, faculdades, institutos e centros de pesquisa), a Iniciativa Privada (setor produtivo de bens e serviços) e o Governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica), visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico. Existem demandas e oportunidades reais de parceria. Esse mercado gera conhecimento, patentes e negócios.
15:00h às 18:00h Rodadas de Negócio. Serão realizadas rodadas de negócios para apresentações de demandas e oportunidades aos empresários, para a aproximação com órgãos governamentais de fomento. O acesso às rodadas de negócios é restrito.

Dia 27 de Novembro

08:00h às 09:00h Credenciamento / Welcome Coffee O credenciamento será feito no local. A retirada das credenciais será iniciada 60 minutos antes da Abertura.
09:00h às 09:50h Abertura: Segundo Dia – Segurança Pública e Justiça 4.0. O segundo dia do evento será marcado com a presença de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), autoridades governamentais estaduais e municipais, da academia, lideranças empresariais e da sociedade civil organizada.
09:50h às 10:30h Palestra Magna – Inteligência Geográfica Aplicada à Segurança Pública – Cases: Delphos e Hélios. O Projeto Delfos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) surgiu da necessidade de se incluir tecnologia de ponta na segurança pública para melhoria dos processos logísticos e gestão de recursos no combate à criminalidade.
10:30h às 10:50h Coffee Break
10:50h às 11:15h Necessidades, Soluções e Oportunidades PMMG: – Cases: Blindado, Veículo Operacional (Viaturas) e Colete Balístico. Apresentação de projetos desenvolvidos e em desenvolvimento pela Diretoria de Apoio Logístico da Polícia Militar de Minas Gerais.
11:15h às 11:40h Brumadinho: Teatro de Operações, Cooperação Militar e Aplicação de Equipamentos e Tecnologias. O socorro às vítimas da tragédia de Brumadinho, além das questões humanitárias, foi um grande desafio de mobilização, cooperação entre equipes, uso de equipamentos e recursos num teatro de operações altamente desafiador e complexo.
11:40h às 12:00h Debate Será feito um debate entre os palestrantes sobre os temas abordados, moderado por um especialista e que terá a participação do público presente.
15:00h às 18:00h Rodadas de Negócio. Serão realizadas rodadas de negócios para apresentações de demandas e oportunidades aos empresários, para a aproximação com órgãos governamentais de fomento. O acesso às rodadas de negócios é restrito.

Dia 28 de Novembro

08:00h às 09:00h Credenciamento / Welcome Coffee. O credenciamento será feito no local. A retirada das credenciais será iniciada 60 minutos antes da Abertura.
09:00h às 09:50h Abertura: Terceiro Dia – Cidades 4.0: O Futuro Smart: Cidade, Cidadão, Negócios, Empregos, Legislação e Governo Inteligente. O segundo dia do evento será marcado com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), da Câmara Brasileira de Cidades Inteligentes Sustentáveis, autoridades governamentais estaduais e municipais, da academia, lideranças empresariais e da sociedade civil.
09:50h às 10:30h Palestra Magna – Programa Brasileiro para Cidades Inteligentes Sustentáveis. O Programa Brasileiro para Cidades Inteligentes Sustentáveis estabelece indicadores e metas e impulsionará soluções para a transformação das cidades brasileiras em Cidades Inteligentes.
10:30h às 10:50h Coffee Break.
10:50h às 11:15h Planos Diretores – Políticas Públicas para Cidades Inteligentes / Engajamento Cocriação – Projeto de Cidade Inovadora Pensar e agir para a evolução de cidades mais inteligentes deveria começar e terminar com o foco nas pessoas, passando sempre por soluções que busquem o tripé da sustentabilidade (economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente corretos). Juntasse a sustentabilidade as abordagens contemporâneas de democracia líquida, economia criativa e economia circular, que são fundamentais para o alcance das melhores características das cidades que podem se entender como inteligentes. Se faça as seguintes perguntas: sua cidade prioriza as pessoas? Ela é resilientes? Os serviços públicos são eficientes? Ela é inovadora? e o que considero mais relevante, a cidade identifica e potencializa sua vocação territorial?
11:40h às 12:00h Debate Será feito um debate entre os palestrantes sobre os temas abordados, moderado por um especialista e que terá a participação do público presente.
15:00h às 18:00h Rodadas de Negócio. Serão realizadas rodadas de negócios para apresentações de demandas e oportunidades aos empresários, para a aproximação com órgãos governamentais de fomento. O acesso às rodadas de negócios é restrito.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!