Cuidados com os pneus garantem segurança e bom desempenho dos veículos, alerta especialista

Quem pretende pegar a estada para as viagens de fim de ano e depois aproveitar o período de férias escolares no início de 2020 precisa tomar algumas precauções para evitar contratempos nas rodovias.

É imprescindível conferir toda a documentação do condutor, do veículo e claro realizar a revisão preventiva antes de iniciar a viagem. Além de conferir toda a parte mecânica, é preciso avaliar as condições dos pneus, alinhamento e balanceamento.


Os pneus são importantíssimos na segurança de quem vai trafegar pelas rodovias. Por isso é importante ficar atento a alguns detalhes que fazem a diferença no bom desempenho do carro e na prevenção de acidentes.

O desgaste máximo do pneu é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido.

O uso de pneus abaixo do limite pode ocasionar o aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca. Também o espaço necessário para realizar uma frenagem aumenta consideravelmente.

Pneus carecas não fazem a drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas e aumentando o risco de estouros.O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias conseqüências.


A baixa pressão pode acelerar o desgaste geral, resulta em maior consumo de combustível e gerar perda de estabilidade em curvas, além de manter a direção pesada para o condutor.

Por outro lado, o excesso de pressão pode provocar desgaste mais acentuado no centro da rodagem, perda de estabilidade em curvas e maior risco a estouros por impacto.

Como o assunto merece atenção especial, o Portal GRNEWS ouviu o especialista Geovane Antônio Teodorico dos Santos, proprietário da loja Geovane Pneus, localizada na rua Tiradentes, Centro, em Pará de Minas. O profissional dá dicas importantes para evitar problemas nas estradas e trafegar com segurança:


Geovane Antônio Teodorico dos Santos
geovanepneu1

O empresário alerta que a calibragem do pneu deve ser verificada periodicamente para evitar gasto maior de combustível e até o corte do pneu que estiver vazio, quando houver atrito com uma pedra, por exemplo :

Geovane Antônio Teodorico dos Santos
geovanepneu2

Também é importante fazer um rodízio dos pneus dianteiros e traseiros para que a vida útil seja controlada. Esse planejamento ajuda na segurança e em um melhor desempenho dos automóveis.


O rodízio serve para compensar a diferença de desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficiência. Ele também proporciona mais estabilidade, especialmente em curvas e freadas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!