Empresários paraminenses ansiosos pela reabertura do comércio neste sábado. Veja a íntegra do Decreto Municipal

Depois de 36 dias de portas fechadas, o comércio caracterizado como não essencial pelo plano Minas Consciente, poderá reabrir em Pará de Minas. Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, o município foi enquadrado na onda roxa do plano estadual em 16 de março, porém, só aderiu a partir do dia 18 de março. Desde então os lojistas só poderiam atender pela internet e dias depois foram autorizados a fazer as vendas no balcão, sem que o cliente entrasse na loja.

Já os bares estavam fechados para o público, podendo funcionar apenas por delivery. As academias também estavam de portas fechadas, assim como os salões de beleza e clínicas de estética.

Na quinta-feira (22) o Governo de Minas Gerais anunciou a progressão da macrorregião Oeste para a onda vermelha e com isso a maioria dos estabelecimentos podem permanecer abertos, seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19.

Ainda na quinta-feira o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 se reuniu e definiu novas medidas temporárias de prevenção, como adiantou o Portal GRNEWS.

Na manhã desta sexta-feira, 23 de abril, foi publicado o Decreto nº 11.531 que oficializou as medidas definidas durante reunião virtual do Comitê.

Especialmente para os lojistas a expectativa é grande. Mesmo atendendo no balcão, eles reclamavam que os consumidores desistiam da compra quando não podiam ver a peça de perto, nem experimentá-la. Outros decidiram inovar e as lives tomaram conta do Instagram dos paraminenses. Dentro da loja, os empresários e funcionários apresentam as peças e a maioria com descontos, para conseguirem vender seu estoque.

A expectativa é maior ainda já que o Dia das Mães está próximo. A data é uma das principais para o comércio varejistas e caso permanecessem de portas fechadas, a situação seria pior, mesmo em um momento de crise financeira.

Com o novo decreto, podem funcionar a partir deste sábado, 24 de abril, em Pará de Minas, clínicas de estéticas, salões de beleza e barbearias desde que o atendimento seja individualizado e por agendamento.

Nas academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico o atendimento deve ser preferencialmente individualizado, aulas com no máximo 50 minutos, alunos à distância de 10m², uso de máscara e oxímetro para medir a quantidade de oxigênio presente no sangue.

Bares, restaurantes e lanchonetes podem ficar abertos as 22 horas, inclusive os que estão dentro de shoppings. Porém, shows musicais e som mecânico estão proibidos.

Mesmo com a reabertura parcial dos estabelecimentos, é preciso que cada um continua fazendo sua parte, para evitar aumentar ainda mais o número de casos de Covid-19 em Pará de Minas. Um provável pico da doença está marcado para 15 de maio e é imprescindível que todos cumpram as medidas de segurança.

Veja a íntegra do Decreto Municipal:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!