Unidades de Saúde e Policlínica abertas até mais tarde para atender casos suspeitos de Dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou novo boletim epidemiológico dos números da Dengue em Minas Gerais na segunda-feira, 22 de abril. Situação alarmante em quase todos os municípios mineiros e por essa razão nesta terça (23) o governo decretou estado de emergência em Minas Gerais que registrou mais de 140 mil casos prováveis de Dengue.

Em Pará de Minas, até o fim de março foram registrados 390 casos suspeitos da doença. No novo boletim o número subiu consideravelmente para 632 pessoas com suspeita de Dengue.

A Vigilância em Saúde e o Departamento de Combate a Endemias têm realizado várias ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. E contam diariamente com a ajuda da população para acabar com o Aedes aegypti.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, filas enormes e muita espera para receber o diagnóstico do profissional da saúde. Para minimizar a situação, que é motivo de reclamação especialmente nas redes sociais, feriados onde há ponto facultativo na administração municipal, fins de semana e também à noite, algumas unidades ficam abertas para reduzir o tempo de espera na UPA.

Exemplo disso aconteceu na quinta-feira (18), sexta-feira (19) e sábado (20), quando a Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade ficou aberta durante todo o dia para atender excepcionalmente casos suspeitos de Dengue.

De acordo com o Conselho Municipal de Saúde nos três dias foram atendidos na Policlínica 210 pessoas, sendo 90 na quinta, 90 sexta e outros 30 pacientes com suspeita de Dengue no sábado.

Já o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte, aproximadamente 300 pessoas foram atendidas nestes três dias, o que reduziu a fila de espera da UPA:

Paulo Duarte
pauloduarte_policlinica1


Nesta semana a Policlínica, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, ficará aberta até às 21 horas com técnicos, enfermeiros e médicos para atender os casos suspeitos. Também existe uma programação diferenciada para as UBS dos bairros de Pará de Minas:

Paulo Duarte
pauloduarte_policlinica2

E fique atento! Ao ter febre alta com início súbito, erupções avermelhadas na pele, dores musculares e também atrás dos olhos, perda de apetite e tremores procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.

Para confirmar a doença é necessário um exame de sangue que detecta anticorpos IgG e IgM. O IgM aparece entre 6 e 10 dias após o momento em que a pessoa adquiriu o vírus. Já os anticorpos IgG são produzidos mais tarde e ficam no corpo por mais tempo.Portanto, oIgM positivo indica que a dengue está em curso e o IgG positivo é sinal que a doença já está curada.

É feita também a contagem das plaquetas. Se for dengue hemorrágica há redução no número das plaquetas no sangue. O normal é ter valores entre 150.000 a 400.000.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!