Pará de Minas têm leitores assíduos e cerca de dois mil títulos são emprestados mensalmente na Biblioteca Municipal

O Dia Mundial do Livro é comemorado nesta terça-feira, 23 de abril. A data homenageia obras literárias e seus autores, além de conscientizar as pessoas para os prazeres da leitura.

O dia foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: Willian Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.

O brasileiro é considerado um leitor não tão assíduo. De acordo com levantamento divulgado no ano passado pelo Banco Mundial, estudantes brasileiros devem demorar mais de 260 anos para atingir a qualidade de leitura dos alunos de países desenvolvidos.

A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil aponta que 56% das pessoas acima dos cinco anos de idade podem ser consideradas leitoras regulares, que são aquelas que leem pelo menos partes de um livro a cada três anos.

Em países desenvolvidos como França, Estados Unidos e Inglaterra, a média de leitura por ano é de sete livros. Aqui, cada brasileiro lê em média quatro exemplares anualmente.

Com a chegada das tecnologias, muita gente opta por ler em aplicativos próprios para este fim. Há os apps gratuitos e também os pagos com infinitos títulos de todos os gêneros literários.

Mas e em Pará de Minas? Como está a situação? A gerente da Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado garante que o livro não perdeu espaço com as tecnologias e afirma que o paraminense gosta de ler:

Fernanda Samla Sousa Costa
fernanda_samla_souza_costa1


Segundo Fernanda Samla é preciso comemorar esta data estando atento às estatísticas brasileiras para melhorar os números considerados baixos:

Fernanda Samla Sousa Costa
fernanda_samla_souza_costa2

Quanto a Pará de Minas, a gerente da Biblioteca Pública Municipal ficou surpresa ao chegar à cidade e ver a quantidade de livros emprestados mensalmente. Hoje, a Biblioteca possui um acervo invejável em muitas cidades do mesmo porte e a cada mês chegam novos títulos, inclusive lançamentos:

Fernanda Samla Sousa Costa
fernanda_samla_souza_costa3

Quem quiser utilizar os serviços da Biblioteca deve fazer a carteirinha. Para isso deve procurar o órgão de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas, na Praça Torquato de Almeida, 26, Centro de Pará de Minas.

É necessário levar duas fotos 3×4, comprovante de endereço e um documento de identificação com foto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!