Vacina contra a gripe acabou em poucas horas em Pará de Minas; novo lote deve chegar nesta semana

A Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade e as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pará de Minas ficaram cheias na manhã desta segunda-feira, 23 de março. É que teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O público alvo desta primeira semana são os idosos e foram eles quem estiveram nas unidades, esgotando em poucas horas as doses que chegaram da Regional de Saúde de Divinópolis.

Somente na Policlínica, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram 600 doses aplicadas e não houve nenhuma aglomeração nas salas de vacinação.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Érica Regina da Silva, “para evitar aglomeração de pessoas, estabelecemos um fluxo que otimizou os processos de conferência do cartão, da aplicação da vacina e das anotações. Chegamos a vacinar alguns idosos em seus carros”.

Os idosos da Cidade Ozanam também foram imunizados na manhã desta segunda-feira. Já na terça, 24, os profissionais da saúde que atuam no Hospital Nossa Senhora da Conceição serão imunizados; enquanto os que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) receberão a vacina nos dias 25 e 26 de março.

O Município de Pará de Minas recebeu três mil doses e a expectativa é vacinar 26 mil pessoas até o fim da campanha.

Nesta primeira fase da campanha serão imunizados idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde. Na segunda, a partir de 16 de abril, será a vez de pessoas com doenças crônicas, professores das redes pública e privada de ensino, profissionais das forças de segurança e de salvamento. A Campanha entrará na sua última etapa no dia 9 de maio, com a imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.

Ao Portal GRNEWS, por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que recebe as doses do Ministério da Saúde e as repassa, por meio das Regionais de Saúde. Por sua vez, as regionais encaminham para cada município sob sua jurisdição. No dia 16 de março, foram recebidas 913.200 doses da vacina contra a Influenza que foram distribuídas para as Unidades Regionais de Saúde para distribuição aos municípios.

Já nesta segunda-feira, 23 de março, quando teve início a Campanha, a Secretaria recebeu 592.000 doses da vacina e a distribuição para as Unidades Regionais de Saúde inicia na terça-feira, 24 de março. Só depois é que serão distribuídas para os municípios.

A expectativa é que ainda nesta semana Pará de Minas receba novos lotes de vacina.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!