Quarta-Feira de Cinzas é tempo de conversão e Quaresma prepara cristão para a ressurreição de Cristo

A Quarta-Feira de Cinzas, este ano celebrada no dia 26 de fevereiro, marcando o primeiro dia da Quaresma. Tempo de reflexão, arrependimento, solidariedade e conversão.

A Igreja Católica recomenda que os fiéis não comam carne neste dia e nem na Sexta-feira Santa, como forma de oferecer um sacrifício a Jesus, que morreu pela humanidade.

É nesta quarta-feira que os sacerdotes abençoam com as cinzas e a tradição manda que ele sinalize uma cruz na testa dos fiéis usando o pó. Além disso, é dita a frase bíblica “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” (Gênesis 3,19), ou ainda, “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1,12-15).

O administrador da Paróquia São Francisco, padre Hedvan Richardosn Souza Lucas, destaca que o período é de reflexão e arrependimento. Nos próximos 40 dias, os cristãos devem rever seus pecados e estar mais próximos de Deus:

Hedvan Richardosn Souza Lucas
hedvansouzaquartacin1


As cinzas utilizadas nas celebrações são as folhagens queimadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Padre Hedvan explica todo o simbolismo:

Hedvan Richardosn Souza Lucas
hedvansouzaquartacin2

A Quaresma também é tempo de penitência. Durante 40 dias os católicos deixam de comer ou beber alguma coisa e entregam esse sacrifício a Deus, como forma de pagar pelos seus pecados. Este ano o padre pede que os católicos reflitam sobre o uso das redes sociais e dos smartphones:

Hedvan Richardosn Souza Lucas
hedvansouzaquartacin3

A Quaresma prepara os fiéis para o Domingo de Páscoa, que este ano será comemorado no dia 12 de abril.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!