Quem pretende fazer viagens de fim de ano e férias precisa fazer a revisão do veículo antes de pegar a estrada
Antes viajar é muito importante tomar os devidos cuidados com a parte mecânica do seu veículo. Esta revisão preventiva aumenta a segurança e evita a ocorrência de tragédias no trânsito. É fundamental que os proprietários agendem uma checagem geral em uma oficina mecânica de sua confiança. Os itens básicos que garantem a segurança e o bom funcionamento do carro precisam estar perfeitos.
Os pneus, incluindo o estepe, devem passar por uma inspeção rigorosa. Se houver uma ou mais bolhas, substitua a unidade, pois é um indicativo de dano estrutural na carcaça, havendo sérios riscos de explosão.
Nas rodas de ferro procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, fique atento a quebras e trincas. Dependendo do caso, a substituição pode ser necessária. Faça uma checagem de funcionamento do macaco e o triângulo.
Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas muitas vezes são deixados de lado. Quando desregulados causam vibrações ao volante e o carro puxa para um dos lados.
O consultor técnico automotivo Cláudio Costa disse ao Portal GRNEWS que existem muitos itens no veículo que devem ser verificados antes de viajar, portanto é sempre importante que os proprietários estejam atentos à todos os detalhes para realizar uma viagem segura:
Cláudio Costa
claudiocosta_carro1
Cláudio Costa também ressalta que os proprietários de veículos procurem as oficinas e concessionárias com bastante antecedência, pois nesta época do ano, as agendamentos estão sempre lotados:
Cláudio Costa
claudiocosta_carro2
A revisão preventiva é realizada de acordo com a quilometragem de cada veículo, pois cada peça tem um prazo de validade. Os profissionais verificam tudo com precisão para que o condutor e os passageiros viagem tranquilos.
Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.