Feriado de Nossa Senhora da Conceição suspende serviços públicos municipais; comércio poderá funcionar

Os católicos comemoram em 8 de dezembro o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em Pará de Minas e na maioria das cidades do Centro-Oeste mineiro é feriado, diante da importância da data.

Em Conceição do Pará por exemplo, uma grande festa é realizada durante vários dias. Há celebrações eucarísticas dias antes e no dia da padroeira da cidade missas a cada duas horas. Milhares de fiéis também vão ao município e participam de uma grande feira montada no entorno da igreja, com praça de alimentação e venda de todo tipo de produto. Cristãos que moram nas cidades vizinhas também costumam ir a pé para Conceição do Pará para pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Em Pará de Minas a igreja dedicada a santa no bairro Providência também realiza uma grande festa com novena, missas e barraquinhas.

O Portal GRNEWS entrou em contato com a Diocese de Divinópolis mas este ano ainda não está definido se as festas acontecerão devido a pandemia do novo coronavírus.

Já em relação ao comércio, como é feriado, há alguns anos foi firmado um acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Pará de Minas e as lojas podem funcionar normalmente desde que sigam algumas recomendações.

O lojista deve pagar uma taxa de R$ 10,00 ao Sindicato e cada funcionário que trabalhar no dia 8 de dezembro recebe um adicional de R$ 64,00, sendo que só pode trabalhar oito horas naquele dia.

Supermercados, farmácias e padarias podem funcionar normalmente, pois, com estes segmentos é feito um outro acordo.

No âmbito municipal, por meio da Portaria nº 17.853/2020 foi declarado ponto facultativo na segunda-feira, 7 de dezembro, e apenas os serviços considerados essenciais irão funcionar. No dia 8, feriado, a mesma situação. O atendimento na administração municipal será encerrado na sexta-feira (4) e só serão retomados na quarta-feira, 9 de dezembro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!