Prefeito de São José da Varginha é contra extinção de municípios; cidade não está na lista do governo

No início deste mês, o governo federal sinalizou a possibilidade de extinguir 223 municípios mineiros. O motivo é que estes tem no máximo cinco mil habitantes e receita própria inferior a 10% da receita total.

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi entregue no dia 5 de novembro ao Congresso Nacional para análise dos parlamentares desta matéria que se tornou polêmica desde então.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) classificou a PEC como uma tentativa do governo de desviar o foco dos problemas graves que o país enfrenta. Outros apoiaram a ideia por reduzir gastos em prefeituras de cidades pequenas.

Como o Portal GRNEWS publicou, na região de Pará de Minas, três municípios seriam afetados. Leandro Ferreira que tem 3.229 habitantes, Onça de Pitangui com 3.148 moradores e Pequi com 4.406 pessoas morando na cidade.

São José da Varginha se salvou da possível extinção por pouco. A cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem 5.004 habitantes. Mesmo assim o prefeito Vandeir Paulino (MDB) disse ao Portal GRNEWS que está preocupado e insatisfeito com a intenção do governo federal:

Vandeir Paulino
vandeirpaulinoextmun1

Vandeir Paulino destacou ainda a dificuldade que os moradores do município extinto terão para acessar os serviços públicos em outra cidade:

Vandeir Paulino
vandeirpaulinoextmun2

Outras cidades do Centro-Oeste mineiro também poderão ser afetadas, como Quartel Geral que 3.563 habitantes; Pedra do Indaiá com 3.972 moradores; Córrego Danta com 3.215; e Cedro do Abaeté com 1.164 pessoas.

A medida pode extinguir também Tapira, Japaraíba, Matutina, Medeiros, Serra da Saudade, Santa Rosa da Serra, Biquinhas, Vargem Bonita, Tapiraí e Doresópolis.

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) se mostrou favorável ao projeto por ser inviável os custos com manutenção destes municípios. Em todo o Brasil são 1.254 municípios com menos de cinco mil habitantes segundo o IBGE.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!