Inácio Franco não concorda com nova penitenciária e defende instalação de empresas em Pará de Minas

A autorização da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para início da construção de uma nova penitenciária em Pará de Minas pegou todo mundo de surpresa, dos moradores às autoridades municipais.

Ninguém sabia dessa possibilidade, muito menos foi consultado se o município gostaria da construção de mais uma unidade prisional ao lado do Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo. Atualmente, cerca de mil detentos cumprem pena no presídio que está superlotado, já que a capacidade máxima seria de 400 pessoas.

O prefeito Elias Diniz (PSD) já se posicionou a respeito do assunto e garantiu que fará de tudo para que a penitenciária não seja construída.  Os vereadores também têm conversado para analisar estratégias que cancelem a autorização dada pelo Governo de Minas Gerais.

Quando foi anunciada a construção do Complexo Penitenciário os paraminenses foram às ruas no dia 28 de junho de 2003 mostrar que não estavam satisfeitos com a obra. Mas nada adiantou, o presídio foi construído e inaugurado no dia 19 de novembro do mesmo ano.

À época o prefeito era o agora deputado estadual Inácio Franco (PV) que também não sabia da autorização do Governo de MG para a nova obra e acredita que o município merece empresas que gerem emprego, renda e crescimento:

Inácio Franco
inaciofrancopenitenc1

Caso a nova penitenciária a ser construída seja para a detenção de mulheres, segundo o deputado, a situação fica ainda mais complicada. Quando se trata de presas, as famílias tendem a se instalar no local onde estas mulheres cumprem pena.

Uma reunião será agendada com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública para tentar cancelar a autorização:

Inácio Franco
inaciofrancopenitenc2

Inácio Franco lista ainda os problemas que podem ocorrer com a chegada das famílias que na maioria das vezes são desestruturadas:

Inácio Franco
inaciofrancopenitenc3

Quanto aos vereadores, eles se reunirão na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, para analisar o que o Legislativo pode fazer para barrar a construção da nova unidade prisional em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!