Guarda Civil Municipal de Pará de Minas promove campanha contra uso de cerol e linha chilena em pipas ou papagaios

O cerol é o nome dado a uma mistura de cola, geralmente de madeira, com vidro moído ou pó de ferro, que é aplicado nas linhas que são utilizadas para erguer as pipas e também derrubar a pipa do outro.

Empinar pipas ou papagaios é uma brincadeira divertida, mas caso ocorra de maneira errada com o uso de cerol, pode ser extremamente perigosa. Quando a linha está esticada, dificilmente tem-se a visão da mesma e, ao passar por ela, podem ocorrer lesões de grande profundidade.

São inúmeros os casos de lesões corporais e até mortes, uma vez que a linha com cerol tem potencial de degolar uma pessoa, ou um animal que passar por ela.

Não é somente a linha com cerol, a linha chilena usada também com a mesma finalidade, chega a cortar ainda mais, ela é feita a partir de quartzo moído e óxido de alumínio.

Foi pensando em conscientizar os jovens que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Pará de Minas lançou uma campanha educativa contra o uso de cerol e linha chilena em pipas, itens que já são proibidos por lei em Minas Gerais.

A iniciativa será apresentada a alunos de escolas públicas e a população em geral, por meio de palestras e de blitzens, como explica a Guarda Civil Tainara Brandão:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Tainara Brandão
Tainara01

A ideia da campanha se deu após conhecimento de registros de várias ocorrências com linhas cortantes, colocando em risco a vida do próximo. Tainara Brandão ressalta, que existe legislação que proíbe o uso deste material:

Tainara Brandão
Tainara 02

Para a realização da campanha vários fatores foram observados como o período de férias e o início dos ventos, o que favorece para a soltura de pipas ou papagaios. O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Israel Moreno, explica que um dos trabalhos da equipe é trabalhar com a prevenção e por isto esta iniciativa. Ainda de acordo com Israel Moreno, caso uma criança ou adolescente seja pego utilizando linhas cortantes os responsáveis podem responder por lesão corporal e até mesmo homicídio:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Israel Moreno
Israel Moreno

Durante o patrulhamento, a Guarda Civil Municipal estará fazendo uma fiscalização intensificada neste período, afim de evitar acidentes graves e também orientar os adolescentes, fala Israel Moreno:

Israel Moreno
Isarael Moreno02

A população paraminense pode informar de forma anônima através do 153 da Guarda Civil Municipal, caso veja o uso de linhas cortantes em qualquer local da cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!