Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


O público-alvo da campanha de imunização contra a gripe, que será encerrada nesta sexta-feira, 22 de junho, é composto de pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, povos indígenas e gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além de funcionários do sistema prisional e da servidores da área de saúde.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade e em cerca de 50% as doenças relacionadas à gripe.

As vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) contra os vírus são seguras e eficazes. Os laboratórios utilizam vírus inativados, fracionados e purificados.

A dose distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três principais tipos do vírus da gripe que mais circulam no país. São eles: o Influenza A H1N1 e H3N2 e o Influenza B.

A meta do Ministério da Saúde para o município é de uma vacinação de 90% do público alvo. Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em Pará de Minas 87% do público-alvo já havia sido imunizado.

A vacina é contraindicada apenas para pessoas com reação anafilática prévia em doses anteriores ou para quem tem alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A prevenção da transmissão da gripe também inclui a lavagem correta e frequente das mãos. Outra medida de higiene importante que combate a proliferação dos vírus é o uso do álcool gel.

O percentual da campanha em Pará de Minas ainda está sendo fechado pelo município, falta contabilizar os números de vacinas a serem aplicadas nesta sexta (22). Na próxima segunda-feira, 25 de junho, os dados oficiais serão finalizados e divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Também será informado o número de doses que restarem dos últimos lotes enviados pelo governo do Estado, e se essas vacinas serão disponibilizadas para todas as pessoas interessadas em se proteger da gripe.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!