Proprietários de veículos agora podem incluir nome de condutor principal no CRLV

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A partir de agora os proprietários de veículos podem incluir outro nome como principal condutor. A mudança foi aprovada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e tem o objetivo de fazer com que o condutor registrado assuma a responsabilidade pelas infrações de trânsito cometidas, hoje isso cabe somente ao proprietário.

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) infrações como excesso de velocidade ou estacionar em local proibido ficam sobre responsabilidade do condutor principal e multas sobre situação do veículo e falta de equipamentos obrigatórios caem sob o proprietário.

O principal condutor será apontado pelo proprietário que fará o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e após aceitar a indicação o nome será inscrito no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A reportagem do Portal GRNEWS procurou o proprietário da Autoescola Nacional em Pará de Minas para saber se a mudança tem agradado os condutores e a resposta foi positiva.

De acordo com Marcos Vinícius de Oliveira acrescentar o nome do condutor principal facilitará na hora da aplicação de multas, pois muitos proprietários enfrentavam burocracia para repassar a multa e a perda de pontos para quem realmente infringiu alguma lei de trânsito:


Marcos Vinícius de Oliveira
marcosdenatran1

Para incluir outro nome na documentação é necessário que o proprietário e o condutor possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital válida com QR Code.

Para Marcos Vinícius de Oliveira a facilidade é ainda maior para empresas que poderão incluir o nome do condutor principal no documento do veículo:

Marcos Vinícius de Oliveira
marcosdenatran2

Caso o veículo seja vendido o principal condutor terá o nome automaticamente desvinculado do Renavam. O nome pode ser excluído também se o proprietário indicar outra pessoa para a função ou seja feito um requerimento solicitando a retirada.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!