Saúde garante testes de Covid-19 aos paraminenses e explica diferenças entre os exames disponíveis

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, surgiram vários exames que detectam o SARS-COV-2. Cada município define quais testes vai comprar para diagnosticar a população, além de receber dos governos federal e estadual remessas dos testes mais utilizados.

Em Pará de Minas são utilizados três tipos de testes atualmente. O RT-PCR, que é aquele onde a amostra é coletada por meio de um cotonete, e também o Ag Se e o IgM/IgG, estes dois últimos considerados rápidos. A equipe, após avaliar o paciente, é quem define qual exame ele irá fazer, já que depende do tipo e quando iniciaram os sintomas.

O Portal GRNEWS ouviu a enfermeira Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde Ana Clara Teles Meytre, que deixa claro que todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios fazem o exame na cidade:

ASCOM Prefeitura de Pará de Minas

Ana Clara Teles Meytre
anaclartmtiposexames1

Um dos exames disponíveis em Pará de Minas é o RT-PCR, considerado o melhor para este tipo de diagnóstico. Após coleta a secreção respiratória para análise, o grau de confiabilidade dele é acima de 90%. Em Pará de Minas alguns grupos de risco são indicados para fazer este tipo de teste:

Ana Clara Teles Meytre
anaclartmtiposexames2

Além das pessoas do grupo de risco sintomáticas, o RT-PCR é feito também nas gestantes sem sintomas, desde que tiveram contato com o novo coronavírus:

Ana Clara Teles Meytre
anaclartmtiposexames3

Outros dois testes são oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Estes também são indicados em certos grupos de riscos, sintomáticos, e só podem ser feitos em datas específicas desde o início dos sintomas:

Ana Clara Teles Meytre
anaclartmtiposexames4

Todos estes exames são oferecidos gratuitamente nas unidades de saúde da cidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!