Especialista explica o que é o TDAH e como o transtorno se manifesta especialmente em crianças

Todo mundo conhece alguma criança agitada, que vive no “mundo da lua”, que não presta atenção na escola e nem para quieta. Muitos pensam que a criança é custosa, não teve uma “educação mais rígida”, mas o que pouca gente sabe que esta criança pode sofrer de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O TDAH é muito comum em crianças, podendo afetar entre 3 e 5% desta população em todo o mundo. Muitos também não sabem que por ser um transtorno diagnosticado há pouco tempo, adultos também sofrem com o transtorno e nem sabem.

O transtorno é neurobiológico, tendo como principais características falta de atenção, agitação e impulsividade, alterando a região frontal e as conexões com o resto do cérebro, atingindo então o autocontrole, organização e planejamento.

O TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e este foi o tema abordado durante a participação da terapeuta ocupacional Moira Sampaio Rocha no Papo com Geraldo Rodrigues – PGR. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube.


Ela destaca que mesmo sendo objeto de muito estudo, ainda hoje o transtorno é negligenciado:

Moira Sampaio Rocha
moirasrtdahpgr1

A terapeuta ocupacional dá ainda algumas dicas de como o TDAH pode se manifestar:

Moira Sampaio Rocha
moirasrtdahpgr2

Mesmo no adulto, algumas características do transtorno continuam e por isso é importante procurar um especialista para fazer o tratamento correto:

Moira Sampaio Rocha
moirasrtdahpgr3

O TDAH se manifesta em cada pessoa de uma forma diferente, e também divergem entre meninos e meninas:

Moira Sampaio Rocha
moirasrtdahpgr4

Você pode conferir o bate papo completo com a terapeuta ocupacional do Papo com Geraldo – PGR – abaixo. Ela explica como funciona o diagnóstico e o tratamento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!