Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda em Pará de Minas; idosos terão prioridade

Começa na segunda-feira, 23 de março, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano serão imunizados idosos, profissionais da saúde, professores das redes publica e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos, funcionários do sistema prisionais e adultos entre 55 e 59 anos.

Em todo o Estado de Minas Gerais, a expectativa é imunizar sete milhões de pessoas. A vacina reduz as complicações, internações e mortalidade decorrente das infecções pela influenza.

Em Pará de Minas as doses começaram a chegar na semana passada e o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde já está pronto.

Nesta segunda-feira, 23 de março, a vacinação começa na Cidade Ozanam onde todos os idosos serão imunizados.

Os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Nossa Senhora da Conceição serão imunizados em seus locais de trabalho já no início da semana.

A antecipação da campanha é, segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde Érica Regina da Silva, uma forma de evitar complicações da gripe, como é o caso do novo coronavírus (Covid-19):


Érica Regina da Silva
ericavacgrip1

Durante estas campanhas as salas de vacinação costumam ficar lotadas e para evitar aglomeração algumas medidas foram tomadas:

Érica Regina da Silva
ericavacgrip2

Para conseguir imunizar todo o público alvo da campanha, a vacinação será dividida em três fases:

Érica Regina da Silva
ericavacgrip3

Na zona rural a campanha será agendada com os moradores entre os dias 30 de março e 6 de abril.

As salas de vacinação em Pará de Minas ficam abertas de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 15h30. É imprescindível levar o cartão de vacina e o cartão do SUS.

Adiada em Pará de Minas a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo também começa em todo o Brasil nesta segunda-feira, 23 de março. Mas em Pará de Minas a Secretaria Municipal de Saúde decidiu adiar a vacinação para reduzir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde devido ao Covid-19 e também para não misturar com os idosos que receberão a dose da vacina contra a gripe.

Em nota a “Secretaria Municipal de Saúde informa que não iniciará a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo nesta segunda-feira (13), para evitar aglomerações de pessoas na Policlínica e nas UBS’s, já que a Campanha de Vacinação contra a Gripe começará nesse dia.

Grande parte do público alvo que deve ser imunizado contra o sarampo já foi vacinado. A Secretaria anunciará em breve a realização da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, conforme planejamento estratégico de suas ações.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!