Estudantes paraminenses disputam seletivas para o JEMG e Pará de Minas pode sediar etapa microrregional

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) acontecem anualmente e são muitos esperados pelos estudantes atletas. É que há a valorização da prática esportiva na escola de forma educativa e democrática. Além do aluno participar com mais eficiência das atividades estudantis é possível identificar novos talentos do esporte.

O JEMG é considerado por muitos uma vitrine. Na competição os atletas são vistos por técnicos e quem sabe podem até mesmo fazer parte de grandes equipes do estado e até do país.


A primeira etapa é a microrregional onde os jogos acontecem nos municípios distribuídos nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Em seguida tem a regional, onde as competições são em seis municípios de Minas Gerais. Na etapa estadual, a grande final do JEMG e quem vence vai para a nacional, chamada de Jogos Escolares da Juventude. Além disso, há a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.

As seletivas para escolher quais times vão representar os municípios no JEMG já começaram afinal a etapa microrregional acontece de 6 a 12 de maio.

Em Pará de Minas os estudantes atletas estão no pique total. Os treinamentos foram intensificados com jogos diários de basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez e peteca.

Para estes jovens, o JEMG é uma oportunidade de mostrar o talento e aprender novas técnicas e formas de jogar. Segundo o secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo Paulo Francisdale, competições como esta também fomentam o turismo esportivo:


Paulo Francisdale
paulofrancisdalejemg1

Nesta quinta-feira, 21 de março, os atletas disputaram uma partida de basquete. Eles querem representar Pará de Minas na microrregional em maio.

João Milton Rezende dos Santos tem 13 anos e estuda no Colégio Técnico São Francisco de Assis. Pela primeira vez pretende disputar o JEMG:


João Milton Rezende dos Santos
joaomiltonjemg

Outro atleta é Leandro Pereira de Souza Junior de 12 anos. O garoto é conhecido como Lelê, famoso no motocross e já participou de várias competições em Minas e no Brasil. Agora ele se arrisca no basquete e está empolgado para se classificar para o JEMG:


Leandro Pereira de Souza Junior
leandrojemg

A Escola Estadual Fernando Otávio disputou com o Colégio Técnico São Francisco de Assis a vaga no basquete. O estudante Guilherme Gaspar Barbosa de Souza, de 13 anos, está animado com a competição e espera aprender muito com os outros atletas. Esta é a primeira vez que ele participa do JEMG:


Guilherme Gaspar Barbosa de Souza
guilhermegasparjemg

A expectativa é que estas seletivas encerrem nesta sexta-feira (22). Participam as escolas estaduais Nossa Senhora Auxiliadora, Fernando Otávio, Professora Amélia Guimarães, Ângela Maria, Wilson de Melo Guimarães e o Colégio Técnico São Francisco de Assis.


Em algumas modalidades não há concorrência e apenas uma escola se inscreveu elas foram classificadas diretamente, como a Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães disputando o vôlei nas categorias feminino e masculino, a Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira no handebol feminino e masculino, no futsal a Escola Estadual Fernando Otávio e no basquete masculino módulo dois a Escola Estadual Avany Villena Diniz.

No xadrez Pará de Minas também será representada pelo Colégio Elite Passos e a Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães.

O município trabalha agora, junto às Secretarias de Estado de Esportes e Educação e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), a possibilidade de sediar a etapa microrregional.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!