Defesa Civil monitora imóveis em situação de risco e Bombeiros alertam que acidentes aumentam com as chuvas

temporal_chuva_arvore111116c
A exemplo de diversas regiões do país, as fortes chuvas que estão caindo no município de Pará de Minas vem provocando alguns transtornos para a população. Trata-se de um reflexo da falta de estrutura pluvial adequada nos meios urbanos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A cidade conta com uma rede antiga que precisa de um projeto mais ousado para canalização da água das chuvas para o ribeirão Paciência. O levantamento já foi realizado pela prefeitura.

Parte da verba já foi conseguida, conforme anunciado pelo prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB). No entanto, nenhuma ação concreta foi realizada ainda para a construção de uma nova rede pluvial na área central de Pará de Minas.

Enquanto isso os alagamentos pontuais continuam acontecendo na região da praça Torquato de Almeida, próximo ao antigo terminal rodoviário. A rua Benedito Valadares também recebe grande volume de água e muitas lojas são invadidas pela enxurrada.

Quanto a situação nos bairros e na zona rural, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) só recebeu duas solicitações de vistoria de imóveis que estão comprometidos por causa das águas.

De acordo com André Lara Amaral, responsável pela COMDEC, as edificações em situação de risco ficam no bairro Providência e no distrito de Torneiros. Todas as providências serão tomadas para evitar qualquer tragédia:
andrlr_deslz

André Lara Amaral
andrlr_deslz1

Ele explica que as construções com rachaduras e as árvores com risco iminente de queda devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros e a COMDEC. Os dois órgãos trabalham em parceria para proteger a população:

André Lara Amaral
andrlr_deslz2

O tenente Adelmo Francisco de Oliveira, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, revela que a cidade conta com uma topografia sem muitos barrancos e encostas e isso evita os deslizamentos de terra e os problemas decorrentes de soterramentos:
tenadelm_bombeirosdia

Tenente Adelmo Francisco de Oliveira
tenadelm_deslz1

O oficial ressalta que a maior preocupação durante a época das chuvas é com os acidentes de trânsito. As águas danificam as pistas de rolamento e principalmente os motociclistas insistem em ser imprudentes ao dirigir:

Tenente Adelmo Francisco de Oliveira
tenadelm_deslz2

O telefone da COMDEC é o (37) 3231-7767. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado através do telefone 193. O quartel dos militares fica na rua Vital Isidoro da Silva, 370, bairro Eldorado, em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!