Começa o inverno no Brasil: veja as tendências para a estação mais fria do ano em todas as regiões

O inverno no Hemisfério Sul, que começa às 23h42 (horário de Brasília) desta sexta-feira (20) e se estende até 22 de setembro, traz consigo as características habituais da estação, como a diminuição da temperatura e o período de menor volume de chuvas em grande parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que a estação é marcada pela incursão de massas de ar frio vindas do sul do continente, que resultam em temperaturas médias abaixo de 22°C em áreas do leste das regiões Sul e Sudeste.
Fenômenos típicos do frio
Com a queda nas temperaturas, o Inmet prevê a formação de geadas em partes do Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul. Nas áreas serranas e planaltos da Região Sul, há a possibilidade de queda de neve. Além disso, episódios de friagem podem ser registrados em Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. A estação também é propícia para a formação de nevoeiro e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, principalmente no período da manhã, o que pode reduzir a visibilidade em estradas, áreas serranas e aeroportos.
Previsões regionais
Norte
Na maior parte da Região Norte, a previsão é de chuvas próximas ou abaixo da média. Exceções são o norte de Roraima e o noroeste do Pará e do Amapá, onde as chuvas podem ficar acima da média. As temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região. A falta de chuvas no sul da Amazônia entre julho e setembro, combinada com altas temperaturas e baixa umidade, aumenta o risco de queimadas e incêndios florestais. No entanto, o Inmet ressalta que incursões de massas de ar frio continentais ainda podem causar friagens pontuais.
Nordeste
O interior do Nordeste deve ter chuvas próximas à média, já que a região está em seu período seco. Nas demais áreas, a expectativa é de chuvas abaixo da média. A presença de águas mais quentes no Oceano Atlântico tropical pode favorecer chuvas na costa leste da região. As temperaturas devem ficar acima da média em todo o Nordeste, especialmente no sul do Maranhão, onde podem ultrapassar a média em até 2°C.
Centro-oeste
Com o início do período seco em maio, o Centro-Oeste terá chuvas abaixo da média durante o inverno. A umidade relativa do ar tende a cair, com valores diários abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%. As temperaturas elevadas, causadas pela permanência de massas de ar seco e quente, favorecem a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.
Sudeste
A Região Sudeste deve registrar chuvas abaixo da média, embora chuvas pontuais no litoral não sejam descartadas devido à passagem de frentes frias. As temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região. Contudo, a entrada de massas de ar frio pode causar quedas pontuais na temperatura média, com possibilidade de geadas em áreas isoladas de maior altitude.
Sul
Para a Região Sul, o prognóstico aponta chuvas próximas e acima da média em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Apenas o Paraná deve ter chuvas abaixo da média. As temperaturas devem ficar acima da média na maior parte do inverno, com os maiores valores concentrados no Paraná. Massas de ar polar podem provocar quedas pontuais de temperatura, favorecendo geadas, principalmente em regiões de maior altitude. Com informações da Agência Brasil