Moradores protestam contra instalação de usina de asfalto no Bairro JK em Pará de Minas

Um grupo de moradores do Bairro JK, em Pará de Minas, esteve na Câmara Municipal durante a reunião semanal ordinária dos vereadores paraminenses realizada na noite de ontem (19), solicitando apoio dos vereadores contra a instalação de uma usina de asfalto naquela comunidade.

A insatisfação dos moradores do Bairro JK é externada desde o ano passado, quando a Prefeitura de Pará de Minas anunciou a compra por cerca de R$ 4 milhões de duas usinas de asfalto, uma fixa e outra móvel. Assim que os moradores tomaram conhecimento sobre a pretensão da gestão municipal de instalar a usina fixa em um galpão localizado no Bairro JK, se manifestaram contrários a esta iniciativa.

Eles afirmam que já são muito prejudicados com a fuligem e o pó emitidos por usinas siderúrgicas e fundição que funcionam naquela região e que a usina de asfalto poderá trazer ainda mais aborrecimentos para a comunidade.

Já a Prefeitura de Pará de Minas argumenta que as usinas adquiridas pelo município são modernas com tecnologia de ponta e que não emite poluentes. Além disso, a movimentação de material para a produção da massa asfáltica será realizada dentro de um galpão, o que impede a propagação de poeira.


Ainda assim, os moradores estão temerosos e foram até a Câmara Municipal portando cartazes contra a instalação da usina de asfalto no Bairro JK. Nos cartazes os seguintes dizeres:

“Quando a Câmara na sua maioria eleita trabalha para o prefeito, a população fica inerte, desprotegida. Senhores vereadores, fiscalizem o Executivo e trabalhem para a população. Usina de asfalto no JK não”.

“Senhores vereadores, na missão de vocês os moradores do JK e adjacentes terão mais poluição”.

“Não aceitamos poluição”.

“Não aceitamos a usina de asfalto”.

“O prefeito de Pará de Minas para satisfazer seu “EGO” e fazer politicagem desrespeita pedido de moradores e vereador para não instalação de usina de asfalto”.

“Os moradores dos bairros: JK, Esplanada, São Pedro e arredores não aceitam a usina de asfalto”.

“Os moradores do bairro JK, dizem não a usina de asfalto”.


O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas, Márcio Lara (PSD). Disse que os moradores do Bairro JK serão sempre bem-vindos ao Legislativo e que os vereadores já conversaram sobre o assunto com o prefeito. Questionado durante coletiva de imprensa sobre o que os parlamentares podem fazer nesse caso, respondeu que mais nada, já que a decisão cabe somente ao Executivo Municipal:


Márcio Lara
jkmarcio1

O vereador Sérgio Martins Vargas (MDB), morador do Bairro JK, destacou a reivindicação feita na noite de ontem (19) na Câmara Municipal pelos moradores das imediações de onde possivelmente será instalada a usina de asfalto no Bairro JK, cujo processo de instalação da mesma já começou. Disse que ele e o vereador Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB) lutam desde o início para impedir que o Poder Executivo instale a usina no local pretendido.

Afirmou que moradores e comerciantes da região do Bairro JK já sofrem demais com a poluição de siderúrgicas e de uma fundição. Cita que os moradores do Bairro JK, infelizmente, precisam conviver com o pó e fuligem, porém, jamais se acostumarão com a poluição emitida pelas siderúrgicas e fundição.


Disse ainda que os moradores não concordam com a instalação da usina de asfalto no Bairro JK e pedem ao Executivo Municipal que providencie outro local apropriado para a instalação da usina de Asfalto. Sérgio Martins Vargas finaliza dizendo que não é justo instalá-la em um local onde moradores já sofrem demais com a poluição, por isso, a demonstração de insatisfação e revolta dos moradores, que continuarão cobrando para evitar a instalação da usina de asfalto no Bairro JK.

As usinas de asfalto compradas pelo município de Pará de Minas serão utilizadas em dois programas já lançados pelo prefeito Elias Diniz (PSD). Um deles é o Programa de Asfalto e Calçamento (PAC) direcionado para obras de pavimentação nas vias urbanas.

Já o Programa de Acesso Rural (PAR) pretende asfaltar as vias de acesso as comunidades rurais de Pará de Minas. No primeiro momento serão asfaltados 50 quilômetros de estradas rurais nas comunidades de Limas de Pará de Minas, Chácaras Barro Preto, Paivas, Córrego do Barro, trecho entre Torneiros e Carioca, entre outras, na primeira etapa do projeto. Posteriormente a pavimentação asfáltica beneficiará moradores de outras comunidades rurais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!