Sindicalista alerta para acordos firmados entre empregados e patrões durante o horário estendido do comércio
Desde o início do mês o comércio de Pará de Minas funciona em horário especial para atender os consumidores que desejam fazer suas compras de Natal e Ano Novo.
O horário estendido é realizado há anos e autorizado em convenção entre Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que representam os comerciantes e Sindicato dos Empregados no Comércio de Pará de Minas, representando os funcionários.
Inicialmente o comércio fica aberto até as 19 horas. Nos dias 18, 19, 20 e 23 de dezembro até as 22 horas. No sábado e domingo, 21 e 22, de 9 às 16 horas. E na véspera de Natal, de 9 às 18 horas.
O presidente do Sindicato, Fausto José Conceição Abreu, disse ao Portal GRNEWS que os horários este ano estão flexíveis, o trabalhador não fica durante semanas até as 22 horas e o consumidor tem tempo de fazer suas compras. Para 2019, uma novidade em relação aos horários dos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro:
Fausto José Conceição Abreu
faustofunccomercio20191
Fica a cargo da empresa decidir junto ao empregado como serão pagas as horas trabalhadas a mais. Eles podem resolver se a hora extra será paga financeiramente ou com folgas:
Fausto José Conceição Abreu
faustofunccomercio20192
No horário estendido o trabalhador chega as nove e só deixa serviço às 22 horas. O tempo de descanso, almoço e lanche também devem ser combinados, como explica Fausto Abreu:
Fausto José Conceição Abreu
faustofunccomercio20193
O empregador que tiver dúvidas em relação ao contrato de trabalho, pode acessar a Convenção Coletiva com todos os direitos e deveres especificados AQUI.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.