Prefeitura marca Forró do Pará para mesma data Liquidaço, desagrada empresários e força ASCIPAM a cancelar eventos

A Prefeitura de Pará de Minas confirmou na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, a realização da 23ª edição do Forró do Pará. A festa, que se tornou tradição na cidade e voltou ao calendário municipal de eventos, acontece entre os dias 5 e 7 de julho na Praça Torquato de Almeida, Centro.

Porém, a confirmação da data deixou muitos empresários que atuam na área central de Pará de Minas apreensivos e tremendamente insatisfeitos com decisão anunciada pelo prefeito Elias Diniz (PSD).

Argumentam que Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM) agendou antecipadamente com os comerciantes mais uma edição da Liquidaço. Porém, a prefeitura decidiu realizar o Forró do Pará no mesmo dia, causando grande insatisfação na classe.

É que durante o evento algumas ruas são fechadas, o trânsito fica lento e tudo isso aliado a impossibilidade de estacionar veículos próximos às lojas dificulta as vendas. Sendo que a liquidação fomenta o comércio e ajuda a queimar os estoques parados há algum tempo.

A redação do Portal GRNEWS recebeu diversas manifestações de empresários indignados com a situação. Segundo eles, esta é uma forma encontrada em conjunto com a ASCIPAM para movimentar o Centro da cidade em uma época sem datas comemorativas.

As ruas estão enfeitadas há algumas semanas, foi realizado com sucesso o Arraiá de Compras e para o início de julho, todos se planejaram para colocar todo o estoque em promoção.

Para o evento, a ASCIPAM havia contratado dançarinos que apresentariam uma quadrilha na região central além de músicos que inclusive fizeram sucesso no ano passado em que foram de loja em loja tocar e animais os consumidores.

Diante da indignação dos empresários, a reportagem do Portal GRNEWS procurou a diretoria da ASCIPAM, que representa a classe. A situação que parecia ser muito ruim é ainda pior devido a decisão do prefeito em fazer o Forró do Pará na mesma data da Liquidaço.

Isso porque o presidente José Misael de Almeida esclareceu que devido a essa coincidência de datas, as apresentações previstas para Liquidaço foram canceladas, contratos rescindidos devido a realização do Forró na mesma data:


José Misael de Almeida
josemisaelliquidacoforro1

Não é a primeira vez que a Prefeitura de Pará de Minas promove um evento para coincidir com uma ação da ASCIPAM. Em maio de 2019 a entidade de classe realizou mais uma edição da seresta em homenagem às mães na Praça Padre José Pereira Coelho. No evento foi apresentada oficialmente a Mãe Paraense 2019 em parceria com o Rotary Club Pará de Minas.

Porém, para o mesmo dia e horário e prefeitura decidiu realizar uma homenagem para as mães só que no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida com entrada gratuita. Os dois eventos dividiram o público e esvaziaram a seresta.

Por isso José Misael espera que os representantes da prefeitura conversem com a diretoria da ASCIPAM para as duas entidades realizarem juntos os eventos em prol de Pará de Minas:

José Misael de Almeida
josemisaelliquidacoforro2

Desde que passou a administrar a ASCIPAM, a nova diretoria sempre buscou novidades para movimentar o comércio. Uma das formas encontradas foi enfeitar os centros comerciais nas datas comemorativas. Desde o início de junho, por exemplo, vários pontos da cidade estão com bandeirolas coloridas, anunciando as festividades do mês junino. Isso, segundo José Misael de Almeida, anima clientes e lojistas. A associação agora estuda formas para não deixar o empresariado no prejuízo:

José Misael de Almeida
josemisaelliquidacoforro3

Há alguns anos a área central de Pará de Minas também se tornou palco de eventos paralelos, que não são realizados nem pela ASCIPAM, nem pela prefeitura. Um deles é o Moto Rock que acontece em agosto e José Misael de Almeida já procurou a organização para conversar sobre o assunto. Argumenta que o evento cai sempre no Dia dos Pais, o que atrapalha a movimentação dos consumidores que procuram a região central para comprar o presente do papai:

José Misael de Almeida
josemisaelliquidacoforro4

José Misael de Almeida desabafou e disse da preocupação com a iluminação da cidade para o mês de dezembro. O poder público municipal ainda não se pronunciou sobre o repasse financeiro que já deveria ter sido creditado pelo prefeitura na conta da ASCIPAM, conforme aprovado pela Câmara Municipal de Pará de Minas. Diante da falta do dinheiro, Pará de Minas pode ficar sem a decoração e iluminação natalina. A entidade aguarda o posicionamento da prefeitura:

José Misael de Almeida
josemisaelliquidacoforro5

Mesmo diante da dificuldade, a Liquidaço será realizada nos dias 5 e 6 de julho nas lojas associadas à ASCIPAM com muitos descontos para os consumidores de Pará de Minas e região.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!