Paróquias de Pará de Minas preparadas para transmissão online das missas após enquadramento na onda roxa
Todo o estado de Minas Gerais está enquadrado na onda roxa do Minas Consciente desde a quarta-feira, 17 de março. Apenas serviços considerados essenciais podem funcionar e é permitida apenas a circulação de pessoas que trabalham nestes locais.
Igrejas e templos religiosos estão proibidos de funcionar ao menos pelos próximos 15 dias. Diante disso, as paróquias farão como no ano passado, quando também tiveram que fechar as portas.
Ofício assinado pelo bispo da Diocese de Divinópolis dom José Carlos de Souza, confirma a suspensão das celebrações e pede que as equipes transmitam as celebrações pelos canais das paróquias. Com a determinação do toque de recolher às 20 horas em todas as cidades, o bispo pediu ainda que as missas aconteçam mais cedo para que as pessoas que trabalharem na transmissão cheguem em casa a tempo.
Dom José Carlos de Souza ainda pede que os fiéis façam uma reflexão: “O que aprendemos com tudo isto? Onde erramos? Onde perdemos de vista Deus e seu projeto de vida? O que devemos fazer agora? A Quaresma ajuda a responder: é hora de conversão pessoal e social, é hora de voltar a Deus, é hora de suplicar, com insistência, sua misericórdia e seu amor, é hora de exercitar-nos nos exercícios quaresmais da caridade, oração e jejum, é hora de dobrar os joelhos, é hora de repensar as relações humanas e sociais...”
E encerrou o documento com sinceridade, dizendo que ”Não dá para retardar iniciativas quando a vida está em jogo! Não se brinca com a vida! Não se debocha da pandemia! Não se resiste a uma vacina! Não se pode fantasiar que está tudo bem e sob controle.”
Diante da determinação do bispo diocesano, as paróquias de Pará de Minas já se prepararam para as celebrações online. Na Paróquia de São Pedro já está tudo definido para que as missas aconteçam pelo Youtube.
Já na Paróquia de São Francisco as celebrações serão pelo Instagram da igreja.
Na Paróquia da Imaculada Conceição, no bairro Providência, as celebrações também serão por meio do Instagram.
As paróquias de Nossa Senhora Auxiliadora e Santo Antônio ainda não definiram os horários das missas e em qual canal transmitirão as celebrações.
A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade também já anunciou a suspensão das celebrações presenciais até 31 de março.
As missas acontecerão no Santuário às sextas-feiras, às 18 horas, com o rito da Novena Perpétua sendo transmitida pelo YouTube; e aos domingos às 7 e 18 horas. Também estão suspensas celebrações do batismo e do matrimônio, além das reuniões de pastorais, movimentos e grupos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.