IBGE abre inscrições para quem quer trabalhar no Censo 2021; em Pará de Minas são 89 vagas

O período de inscrições para ocupar cargos de Recenseador, Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário Municipal (ACM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi aberto nesta sexta-feira, 19 de fevereiro. Os contratados trabalharão no Censo Demográfico 2021. Há vagas para todo o país.

No primeiro momento o IBGE receberá as inscrições para ACM e ASC até o dia 15 de março. Depois, com início em 23 de fevereiro, é a etapa para os recenseadores se inscreverem.

O salário do Agente Censitário Municipal é de R$ 2.100,00 para trabalhar 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. É preciso ter ensino médio completo e entre as funções, está acompanhar as atividades da coleta de dados e organizar todo o processo.

Já o Agente Censitário Supervisor recebe R$ 1.700,00 e também trabalha 40 horas semanas, sendo oito diárias. O ACS acompanha os recenseadores em campo esclarecendo dúvidas com objetivo de cobrir corretamente toda a área de trabalho.

O Recenseador é quem vai a campo coletar as informações que serão disponibilizadas no Censo. Para o trabalho, é preciso ter ensino fundamental completo. O salário é de acordo com a produção, desde que ele trabalhe no mínimo 25 horas por semana.

Em Pará de Minas são 89 vagas no total. Uma para Agente Censitário Municipal, oito para Agente Censitário Supervisor e 80 vagas para Recenseadores.

Ao Portal GRNEWS, o técnico do IBGE André Felipe Mendonça Duarte explicou como os interessados devem fazer para se candidatar às vagas:


André Felipe Mendonça Duarte

andrefmdcenso20211

O Censo deveria ter sido realizado no ano passado mas devido a pandemia do novo coronavírus foi cancelado. Como é uma análise essencial, não pode mais ser adiado e os profissionais tomarão todos os cuidados para prevenção a COVID-19:

André Felipe Mendonça Duarte
andrefmdcenso20212

Sobre as inscrições, as etapas visam facilitar e não sobrecarregar o sistema. André Felipe Mendonça Duarte pede ainda que todos leiam o edital para ficar bem informados:

André Felipe Mendonça Duarte
andrefmdcenso20213

Como são dois processos seletivos, o candidato pode se inscrever nos dois.

A prova do ACS e ACM é objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo, cinco questões de Ética no Serviço Público, 15 de Noções de Administração e Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos a Recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, cinco questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

A expectativa é que até maio o resultado final seja divulgado. O contrato deve durar em média três meses.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!