Após determinação da justiça, Sind-UTE encerra greve sanitária e aulas retornam presencialmente em todo o estado

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que os profissionais da Educação encerrassem a greve sanitária proposta pelo Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE MG) em todo o estado. Após uma reunião de conciliação e uma assembleia geral, o sindicato que representa os profissionais do setor suspender a greve, que teve início no dia 2 de agosto.

Na greve sanitária, os profissionais decidiram manter as aulas online para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Especialmente nas grandes cidades mineiras houve boa adesão.

Ficou acordado que entre 2 e 18 de agosto, os profissionais que aderiram à greve não terão o dia cortado mas terá que repor a aula em até 90 dias presencialmente. O retorno acontece a partir desta quinta-feira, 19 de agosto.

Ao Portal GRNEWS o diretor da subsede do Sind-UTE MG Rondineli Alves, explicou que como o retorno é gradual e depende de cada município, ainda não é possível saber sobre casos de contaminação na rede estadual da região.

Porém, há queixas de professores que trabalham na rede municipal e escola fechada devido a casos confirmados da doença, mas continuam trabalhando nas escolas estaduais:


Rondineli Alves

rondinelifimgre18081

Rondineli Alves não concorda com a decisão do TJMG, afinal a comunidade escolar ainda não foi imunizada contra a Covid-19:

Rondineli Alves
rondinelifimgre18082

Sobre a greve sanitária na região, o diretor da subsede ressalta que não houve muita adesão, porém o trabalho de conscientização foi feito. Tanto é que muitos pais desistiram de autorizar os filhos a retornar presencialmente às escolas:

Rondineli Alves
rondinelifimgre18083

O Sind-UTE continuará atento à situação, visitará as escolas estaduais e fará denúncias quando necessário:

Rondineli Alves
rondinelifimgre18084

Os profissionais da Educação e o Sind-UTE MG permanecem em Estado de Greve, que é diferente da deflagração de greve em si. É uma forma encontrada pelo sindicato de alertar aos governantes que há a possibilidade de deflagração de uma greve e o momento serve para refletir, debater e analisar a atual situação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!