Projeto gratuito da Secretaria de Saúde de Pará de Minas é reconhecido e selecionado para etapa nacional

O Lu Jong é uma técnica conhecida como uma yoga terapêutica do budismo tibetano. Lu significa corpo e Jong, treino ou transformação. A prática une corpo, mente e energia. Segundo os praticantes, as emoções negativas são transformadas em bem-estar e tudo isso reflete diretamente no dia a dia.

Conhecendo um pouco sobre essa prática, a enfermeira que é servidora pública do município de Pará de Minas desde 1995, Fernanda Monte Alegre, resolveu fazer um curso. Foram dias de aprendizado e voltou à cidade convicta que as pessoas daqui precisavam conhecer este tipo de ioga.

Conversou com o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte que a autorizou a oferecer aulas em pontos estratégicos do município. A atividade seria uma opção para que os pacientes se livrassem de vez dos remédios e conhecessem uma prática que só traria benefícios a elas.

Em agosto de 2017 começou o trabalho e hoje as aulas acontecem em 12 locais diferentes e as sessões duram em média uma hora e 15 minutos. Fernanda Monte Alegre explica que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar:


Fernanda Monte Alegre
fernandamontealegre1

Pará de Minas é o único município do Brasil que oferece a prática através do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso foi uma das participantes da 2ª Mostra Minas SUS cuja premiação foi nesta terça-feira, 18 de junho.

O evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMSMG) e das 64 experiências apresentadas, Pará de Minas foi a vencedora e recebeu R$ 1 mil.


O secretário de Saúde Paulo Duarte quem apoiou a ideia apresentada por Fernanda Monte Alegre, ficou feliz com a notícia que prova que a saúde pode ser bem mais que consultas e remédios.

Além disso, o município participará em julho da etapa nacional, a 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS:


Paulo Duarte
pauloduartemostra1

Para participar não é necessário fazer nenhuma inscrição, nem ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. É só chegar com uma toalha e começar a praticar.

Toda segunda-feira, de 8h às 9h40, o Lu Jong é praticado no salão da Igreja Nossa Senhora da Conceição. À tarde, de 13h30 às 14h30, no oratório do Salesianos.

Na terça-feira, o encontro é no salão da igreja do bairro São Pedro de 8h às 9h30. De 9h50 às 11h é no salão da Igreja Nossa Senhora das Graças. E de 13h30 às 14h30 no PSF João Paulo e quinzenalmente no CAPS AD.

Às quartas-feiras o Lu Jong é praticado de 8h às 9h na Assodipam.

Na quinta no PSF do bairro Santos Dumont de 8h às 9h20, de 9h30 às 10h30 no PSF Walter Martins e de 13h30 às 14h30 no salão da igreja Frei Galvão.

Já na sexta-feira, de 7h30 às 8h30 no Parque do Bariri e de 9h50 às 11h no poliesportivo do bairro São Cristóvão.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!