Muspam comemora Dia Internacional dos Museus virtualmente e destaca importância de manter preservada história

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, festejado em 18 de maio, o Conselho Internacional de Museus (Icom) e o Instituo Brasileiro de Museus realizam anualmente a Semana Nacional de Museus. A cada ano um tema é escolhido com o objetivo de aumentar o potencial de visitação das instituições, difundindo as manifestação e referências culturais.

Este ano, mesmo em meio à pandemia, a Semana Nacional de Museus acontece até o próximo dia 24 com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

O tema quer fazer com que todos os museus brasileiros reflitam sobre as desigualdades presentes na sociedade atual e como os museus podem participar de todas as mudanças.

Pará de Minas conta com um museu histórico que mantém a cultura e a tradição da cidade ainda bem vívidas, por meio de fotos, relatos em vídeo, áudio e escritos, peças e vários outros objetos que contam boa parte da história de um dos primeiros municípios da região Centro-Oeste mineira.

Ao Portal GRNEWS, a gerente do Museu Histórico de Pará de Minas (Muspam), Ana Maria Campos disse celebrar o  fato de o município manter viva esta história:

Ana Maria Campos
anamariadiaintmu1


Ana Maria Campos adianta que uma programação bem interessante havia sido feita pelo Muspam, mas devido à pandemia não poderá ser realizada. Mas mesmo não sendo feito, a gerente lembra que é importante lembrar da história em cada museu:

Ana Maria Campos
anamariadiaintmu2

Boa parte do acervo existente hoje no Muspam, que ultrapassa 1.300 peças e oito mil fotos, vem de doações da própria comunidade. Várias exposições são realizadas durante todo o ano para relembrar crianças e adultos, pessoas e momentos importantes da cidade:

Ana Maria Campos
anamariadiaintmu3

Quem quiser pode visitar o Museu Histórico de Pará de Minas pela internet. No site da instituição há várias histórias, causos e relatos, além de fotografias e vídeos que contam momentos importantes de Pará de Minas e também da região Centro-Oeste.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!