CISPARÁ se torna entidade pública com promessa de prestar atendimentos médicos em três municípios
Na tarde desta terça-feira, 18 de abril, foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em Pará de Minas, uma reunião com os prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (CISPARÁ).
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A instituição é composta pelos municípios de Florestal, São José da Varginha, Pitangui, Nova Serrana, Pequi, Igaratinga, Pitangui, Onça de Pitangui, Conceição do Pará e Pará de Minas.
Durante o encontro foram tratados diversos assuntos relacionados à área de saúde da microrregião. Uma questão que já estava definida e foi consolidada é mudança do consórcio de particular para público.
O prefeito de Pitangui, Marcílio Valadares, presidente do CISPARÁ, afirma que a entidade já é pública. O objetivo agora é angariar recursos e proporcionar uma redução de custos para a saúde da microrregião:
Marcílio Valadares
cisparamarciliovaladares 1
Os benefícios que poderão ser conquistados através do CISPARÁ envolverão os atendimentos dos casos de baixa e média complexidade. Segundo os gestores públicos, as especialidades médicas são o grande gargalo no atendimento.
Serão conveniadas três policlínicas e três hospitais que são conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A assistência será disponibilizada nas unidades de saúde dos municípios de Nova Serrana, Pará de Minas e Pitangui:
Marcílio Valadares
cisparamarciliovaladares 2
Os profissionais médicos serão deslocados para atender as demandas dos municípios da região. A meta é oferecer mais comodidade e conforto para os pacientes e reduzir os custos de transporte de pacientes:
Marcílio Valadares
cisparamarciliovaladares 3
O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD) ressalta que o objetivo do CISPARÁ será compartilhar as responsabilidades no atendimento da área de saúde. Dessa forma os custos serão divididos e nenhum município será sobrecarregado pelas pesadas despesas envolvidas:
Elias Diniz
cisparaeliasdiniz 1
Com a grave crise financeira enfrentada pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, todos os prefeitos dos municípios que compõem a microrregião foram convocados para ajudar a solucionar o problema da entidade:
Elias Diniz
cisparaeliasdiniz 2
A data de início do atendimento as especialidades médicas pelos três municípios definidos durante a reunião do CISPARÁ não foi divulgada. A expectativa é de que este novo modelo seja adotado brevemente.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.