Em Situação de Emergência em Saúde Pública, Pitangui intensifica combate ao Aedes aegypti para conter surto de Dengue
Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, com base nos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), os casos de Dengue e Febre Chikungunya crescem assustadoramente em muitos municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais. A situação é mais preocupante é municípios como Nova Serrana, Divinópolis, Pitangui, Pará de Minas e Bom Despacho.
Em Pitangui, somente nos primeiros três meses de 2023 foram registrados cerca de 450 casos notificados de Dengue. Como parâmetro de análise para a gravidade da situação, durante todo ano de 2022 foram 107 notificações no município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pitangui avalia que o período de chuvas mais constantes, aliado a um relaxamento no controle dos materiais que possam se constituir em criadouro para o Aedes aegypti, contribuiu para o aumento dos casos.
Este ano o Estado de Minas Gerais já registrou 83.911 notificações prováveis de Dengue nos primeiros meses do ano. No Brasil foram notificados quase 160 mil casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2023 conforme levantamento da Organização Pan-Americana de Saúde. Um aumento de 46,5% em relação ao mesmo período de 2022.
De acordo com o médico Antônio Carlos Bandeira, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), diferentes fatores contribuíram para a alta de casos.
Além da sazonalidade da doença (há picos de casos em intervalos de três a cinco anos), ocorreram períodos com fortes chuvas e temperaturas altas, gerando um ambiente propício para a proliferação dos mosquitos. Outro fator que contribui para o aumento dos casos é a pandemia que afetou as ações de prevenção, que, segundo Bandeira, foram deixadas em segundo plano.
Neste contexto, os gestores públicos precisam manter vigilância constante para combater o mosquito transmissor da Dengue e outras doenças. A Prefeitura de Pitangui intensificou suas ações de combate aos criadores do mosquito Aedes aegypti. Equipes de endemias realizam visitas e notificações constantes em todos os bairros da cidade.
Campanhas, blitz educativas, conscientização nos canais de comunicação, limpeza diária da cidade e evitando lixo com água parada. Outra ação é a limpeza de córregos e, até mesmo, a construção da primeira Estação de Esgoto de Pitangui (ETE), que colabora para evitar a proliferação do mosquito em água de esgoto.
Para dar mais celeridade as ações de combate ao Aedes aegypti na cidade, conforme publicado pelo Portal GRNEWS, a prefeita Maria Lúcia Cardoso sancionou o Decreto Municipal 784/2023 que declara Situação de Emergência em Saúde Pública no município de Pitangui em razão do surto de doenças infecciosas causadas pelo Aedes aegypti, com a Dengue e a Febre Chikungunya.
Com esse decreto municipal, a Prefeitura de Pitangui fica autorizada a adotar as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o surto. Podendo, para isso, fazer a aquisição pública de insumos e materiais; bem como realizar a contratação de recursos humanos e serviços estritamente necessários ao atendimento a situação emergencial. A mais recente abordagem no combate ao Aedes na cidade é a utilização da bomba costal. Agentes de Combate a Endemias percorrem todas as regiões e borrifam, nos imóveis, produto para eliminar o mosquito adulto.
Essa estratégia de combate ao Aedes aegypti é utilizada de forma emergencial e não substitui a eliminação, manual e regular, de tudo que possa acumular água parada, dentro e fora da sua casa, e que possa servir de criadouro para o mosquito.
A Prefeitura de Pitangui também orienta aos moradores a não deixarem calhas entupidas e nem descartar entulhos e lixos em pátios e terrenos baldios. É necessário, ainda, ter cuidado com as caixas d’água destampadas.
Dentro de casa, a orientação é verificar os bebedouros de animais, ralinhos desprotegidos e até mesmo a bandeja do ar condicionado e atrás das geladeiras. Cuidado, também, com as piscinas paradas e descobertas.
Os cidadãos pitanguienses que necessitarem de orientações complementares, podem fazer contato através do telefone (37) 3271-5398 e falar com a equipe do Setor de Epidemiologia da Prefeitura de Pitangui.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.