Saiba o que pode funcionar em Pará de Minas durante a vigência da onda roxa

Com a onda roxa imposta em todo o estado de Minas Gerais para conter o avanço do novo coronavírus e dar um fôlego aos hospitais e claro, aos profissionais da saúde que já estão esgotados, muita coisa mudou nos municípios e as alterações das rotinas seguem até o dia 31 de março.

Com isso muita gente tem dúvidas sobre o que pode ou não funcionar nas próximas duas semanas. Baseado do plano Minas Consciente, o Portal GRNEWS respondeu as principais dúvidas dos paraminenses.

Setor de saúde pode funcionar?
Sim. Segundo o Minas Consciente, unidades hospitalares e de atendimento e também os consultórios podem funcionar seguindo as recomendações como quantidade de pessoas no espaço, distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

E a indústria?
Toda a cadeia produtiva, envolvendo logística de montagem e de distribuição, e também comércio de fármacos, farmácias, drogarias, óticas, materiais clínicos e hospitalares podem permanecer abertos.

Setor de alimentos em geral permanece aberto?
A onda roxa permite a abertura de hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lanchonetes, de água mineral e de alimentos para animais.

Os postos de combustíveis podem funcionar?
Toda produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados pode permanecer aberta, inclusive as distribuidoras de gás.

E o setor de manutenção de veículos?
Não só oficinas mecânicas, borracharias e autopeças podem funcionar, como também concessionárias, revendedoras de veículos automotores de qualquer natureza, inclusive de máquinas agrícolas e afins, além de locadoras de veículos.

Sou motorista, como vou me alimentar nas estradas?
O Minas Consciente permite a abertura de restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias.

Bancos funcionam em horário normal?
Sim, a onda roxa permite a abertura em horário normal de agencias bancárias e também lotéricas.

Quais outros serviços são considerados essenciais pelo plano?
Pela onda roxa também podem funcionar prestadores de serviços em telecomunicação, internet, imprensa, tecnologia da informação e processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade; construção civil; lavanderias; assistência veterinária e pet shops; transporte e entrega de cargas em geral; assistência como eletricista e bombeiro; assessoria e consultora jurídica; contabilidades; serviços de conservação e limpeza, domésticos e de cuidadores e terapeutas; hotelaria, hospedagem, pousadas, motéis e congêneres para uso de trabalhadores de serviços essenciais, como residência ou local para isolamento em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19; e também transporte privado individual de passageiros, solicitado por aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.

Sou moto-entregador, como fica meu horário de circulação?
Atividades consideradas essenciais, como siderurgias, borracharias e serviços de delivery não tem restrições do toque de recolher, portanto pode trabalhar normalmente desde que siga as recomendações.

Quais as principais proibições?
Tudo que não é considerado essencial pelo Estado está proibido de funcionar como shoppings, e lojas de roupas e sapatos. Bares e restaurantes podem atender por delivery e retirada no balcão. Também estão proibidos de funcionar galerias comerciais; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e clinicas de estética; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades tanto públicas como privadas; clubes sociais, esportivos e agremiações; e práticas e competições esportivas.

Todas as atividades e serviços essenciais devem seguir o protocolo sanitário previsto no Minas Consciente. O plano destaca que o empresário deve priorizar o funcionamento interno e a prestação dos serviços na modalidade remota e por entrega de produtos. Além disso, se possível, preferir o home office, evitando assim mais pessoas nas ruas.

Os estabelecimentos autorizados a funcionar devem ficar atentos ao horário de restrição da circulação de pessoas. Apenas trabalhadores dos serviços considerados essenciais e pessoas em busca de algum serviço como o de saúde, podem ficar nas ruas entre 20h e 5h. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estão autorizados a agir em caso de descumprimento das leis.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!