Confirmado: Secretaria de Estado de Educação fechará duas escolas em Pará de Minas
No mês de outubro de 2019 o Portal GRNEWS publicou a possibilidade de fechamento da Escola Estadual Lenir Medina, localizada no bairro Santos Dumont. A direção da escola teria, na época, avisado informalmente pais e alunos que a partir de 2020 não matricularia mais estudantes do primeiro ano do ensino fundamental.
Para saber se a informação dada aos pais procedia, a reportagem do Portal GRNEWS procurou a superintendente Regional de Ensino Tânia de Moura Morato Resende. Ela confirmou que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) analisava o possível fechamento. Entre os motivos, a pequena quantidade de estudantes, a estrutura física precária da instituição de ensino e o Governo de Minas que pretende enxugar a máquina pública.
Após ampla divulgação nas mídias, discussão de vereadores e solicitações de autoridades políticas do município, uma boa notícia para os pais dos alunos foi dada pelo presidente da Frente Comunitária de Desenvolvimento Local (Fecol) do bairro. Edegilson da Cruz informou a todos que o Governo de MG havia desistido de fechar a escola em 2020 e só não teria matrículas para o primeiro ano do ensino fundamental.
Em seguida, a notícia da possibilidade de fechar outra escola, desta vez na zona rural de Pará de Minas. A Escola Estadual Cândida Alvarenga Mendonça está localizada no distrito de Carioca e possui cerca de 60 estudantes.
No fim de novembro, revoltados com o possível encerramento das atividades na escola, estudantes e professores da instituição se manifestaram na Câmara Municipal de Pará de Minas. Eles pediram que os membros do Legislativo os ajudassem solicitando ao Estado que repensasse a atitude.
Os mesmos estudantes e profissionais se mobilizaram e fizeram nova manifestação, quando a secretária de Estado de Educação Júlia Sant’Anna esteve em Pará de Minas. Ela garantiu que analisaria a situação.
Desde então, estudantes, pais de alunos e profissionais da educação aguardam o posicionamento da Secretará de Estado de Educação ou da Superintendência Regional de Ensino (SRE).
Como o ano letivo está chegando ao fim e muitos pais estão preocupados se farão ou não a matrícula dos filhos em uma das duas escolas, a reportagem do Portal GRNEWS buscou informações junto a Secretaria de Estado de Educação para saber se havia novidades sobre os casos.
Por meio de nota enviada na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro, a Assessoria de Comunicação informa que após analisar a situação das duas instituições de ensino e o plano de atendimento, elas serão fechadas e os alunos matriculados nas escolas mais próximas.
Os estudantes de Carioca passarão a estudar do distrito de Torneiros, distante aproximadamente nove quilômetros, na Escola Estadual Zico Ferreira; e os alunos da Lenir Medina serão direcionados para a Escola Estadual Ademar de Melo, também localizada no bairro Santos Dumont.
Veja na íntegra a nota enviada pela Assessoria de Comunicação da SEE ao Portal GRNEWS:
“O plano de atendimento é uma ação que acontece, anualmente, na rede estadual de ensino de Minas Gerais e tem como objetivo a organização das escolas para atendimento e garantia de vaga aos estudantes no ano subsequente. Trata-se de um trabalho da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), considerando a demanda por vagas, os espaços físicos, etapas da educação e a localização geográfica de cada unidade escolar, buscando a qualidade da aprendizagem dos alunos.
Desta forma, a partir da análise do plano de atendimento para 2020 das escolas do município de Pará de Minas, a SEE/MG esclarece que os alunos matriculados na Escola Estadual Cândida Alvarenga Mendonça serão atendidos na Escola Estadual Zico Ferreira. Já a Escola Estadual Lenir Medina será integrada à Escola Estadual Ademar de Melo.
A SEE esclarece, ainda, que serão garantidas vagas para atender a demanda de todos os estudantes nas escolas estaduais, mais próximas aos endereços onde residem, permitindo assim o acesso à rede estadual e a garantia de continuidade dos estudos.”
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.