Prefeitura muda formato do boletim com dados da COVID-19 em Pará de Minas confirmando 45 casos e 677 suspeitos

A constatação do aumento dos casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus (COVID-19) em Pará de Minas, o prefeito Elias Diniz (PSD) havia declarado ao Portal GRNEWS que algumas mudanças seriam realizadas.

Disse ainda que a escalada da curva ascendente de casos poderia resultar no fechamento de alguns setores. Mas o que se viu foi o avanço da flexibilização do isolamento social com a autorização para funcionamento de bares, com restrições.

A prefeitura prometeu fiscalizar o cumprimento das medidas, o que não aconteceu de maneira efetiva. Quem saiu pelas ruas de Pará de Minas no fim de semana constatou que muitos bares estavam cheios e as pessoas não cumpriam as regras mínimas como uso de máscara e distanciamento social. Isso também não surpreende, uma vez que mesmo antes da reabertura dos bares o secretário municipal de Saúde Wagner Magesty disse ao Portal GRNEWS que a equipe de fiscalização da prefeitura não consegue a atender a demanda. Ainda assim o prefeito editou o decreto municipal autorizando a reabertura dos estabelecimentos.

Ontem, 15 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde não divulgou os dados referentes aos casos na cidade. Muitas pessoas questionaram a ausência dos números referentes a população paraminense.

Na manhã desta terça-feira (16) os dados foram divulgados. Como anunciado anteriormente, a Prefeitura de Pará de Minas começou as mudanças prometidas, mas por enquanto apenas no formato do boletim para informar os números. A essência permanece praticamente inalterada. De acordo com a administração o objetivo é dar mais transparência em relação aos dados à toda a população.

Veja diferenças entre os boletins publicados em 12 e 16 de junho de 2020

O novo informe mostra que Pará de Minas notificou até agora 677 casos suspeitos. Destes, 332 testaram negativo para COVID-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 587 casos já estão recuperados. Nestas situações, os pacientes estavam com sintomas gripais e estão curados, porém nem todos foram testados para o novo coronavírus.

Outros 90 pacientes estão em acompanhamento pelas equipes de saúde.

Já em relação aos testes positivos, 45 casos foram confirmados desde o início da pandemia na cidade. Deste total, 36 estão recuperados da doença, oito continuam com sintomas e são acompanhados em casa e um está internado.

Nenhum óbito está em investigação para a doença no momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!