Com incidência alta de Dengue, Pará de Minas aplica fumacê em 15 bairros para combater o Aedes aegypti

Novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no início desta semana mostrou que a Dengue em Pará de Minas está com incidência alta. Somente nas ultimas quatro semanas, o município registrou 452 novos casos da doença. A média é de 133 casos de Dengue por semana em Pará de Minas.

Ao Portal GRNEWS, o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty estimou que são esperados cerca de três mil casos de Dengue em Pará de Minas neste ano. Além disso confirmou que 722 pacientes foram diagnosticados com a doença somente em 2020.

Os números assustam, mas de acordo com o secretário, infelizmente, é a população a principal responsável pela alta incidência do Aedes aegypti. O Município faz sua parte, contratando mais agentes de Combate a Endemias, promovendo campanhas e fiscalizando. Mas quando levantamentos são realizados, o maior número de focos ainda está dentro das residências e nos quintais, ou seja, nestes locais a responsabilidade é somente do proprietário.

Divulgação/ASCOM Prefeitura de Pará de Minas/MG

Para tentar diminuir os números, a Secretaria Municipal de Saúde agora está aplicando inseticida nos bairros com maior infestação do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. O Ultra Baixo Volume (UBV) Veicular é utilizado quando há necessidade de controlar surtos e epidemias.

O primeiro bairro a receber o fumacê foi o Prefeito Walter Martins Ferreira. A aplicação foi feita nesta quinta-feira (16). Ao Portal GRNEWS, o prefeito Elias Diniz (PSD) destaca que já havia avisado até mesmo a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que o rompimento da barragem em Brumadinho causaria problemas também a longo prazo em Pará de Minas. Um deles é a Dengue, onde muitas pessoas continuam armazenando água em casa sem tomar os devidos cuidados:

Elias Diniz
eliasdfumac1

Divulgação/ASCOM Prefeitura de Pará de Minas/MG

O produto foi fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e não causa riscos à saúde. Elias Diniz pede ainda que a população mantenha a casa aberta para que o produto também entre nas residências:

Elias Diniz
eliasdfumac2

Os servidores aplicarão o inseticidas nos 15 bairros e distritos com maior infestação da Dengue em Pará de Minas, como Ascensão, Bom Jesus do Pará, Prefeito Walter Martins Ferreira, Padre Libério, Residencial Capanema, Santos Dumont, São Cristóvão, São José, Centro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Dom Bosco, Vila Maria, Recanto da Lagoa, Providência e Santa Edwirges.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!