Vereadores discutem superlotação do cemitério; projeto proibindo barulho de fogos de artifício tem pedido de vista

Os vereadores de Pará de Minas se reuniram na noite desta segunda-feira, 16 de março. Em votação requerimentos e três projetos de lei.

O primeiro a ser votado foi de número 19/2020 que denomina Prefeito Silésio Mendonça a ponte em construção na rua Dr. Celso Charuri no bairro Senador Valadares. O projeto é de autoria dos vereadores Marcílio Magela de Souza (MDB) e Gladstone Correa Dias (PSDB), além dos membros da Comissão de Obras da Câmara, cujo presidente é José Salvador Moreira (PSD):


José Salvador Moreira
josesalvadorreuniao160320

Outro projeto também votado e aprovado por 16 votos a zero foi de número 17/2020 que institui evento esportivo no calendário oficial do município.

Mas a votação mais esperada foi do projeto de Lei 13/2020 do vereador Daniel de Melo Oliveira (SD), que proíbe a comercialização e uso de fogos de artifício com estampido em Pará de Minas. Várias pessoas ligadas à causa animal, incluindo protetores, acompanharam a votação mas saíram de lá chateadas. O projeto que teve pedido de vista do vereador Rodrigo Varela Franco (PSD), hoje teve outro pedido vindo de Márcio Lara (PTC), para analisar melhor a proposta.

Rodrigo Varela explica que o problema não é o projeto mas a forma de fiscalização, que não ficou bem definida:

Rodrigo Varela Franco
rodrigovarelareuniao160320


Os vereadores comentaram rapidamente sobre alguns assuntos, mas o que prevaleceu foi a construção do novo cemitério em Pará de Minas. Com base em matérias publicadas pelo Portal GRNEWS, eles cobraram o início das obras no terreno já adquirido anteriormente no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Marcus Vinícius Rios Faria (MDB) criticou o atraso para o início da construção. Segundo ele, está ficando difícil andar pelas vias do Cemitério Municipal Santo Antônio:

Marcus Vinícius Rios Faria
marcaoreuniao160320

Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB) citou a demora em responder requerimentos. Sobre a construção do cemitério, segundo ele, enviou várias solicitações e nenhuma foi respondida:


Dilhermando Rodrigues Filho
dilereuniao160320

O vereador Marcos Aurélio dos Santos (DEM) visitou na semana passada o cemitério e segundo ele mais obras estão sendo realizadas no local no intuito de abrir novos túmulos:


Marcos Aurélio dos Santos
marcosreuniao160320


Durante o encontro, um técnico do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) apresentou aos vereadores uma análise da disponibilidade hídrica do Ribeirão Paciência. Ele explicou sobre outorgas e como funciona a captação de água no ribeirão, um dos que abastecem Pará de Minas. No dia 15 de abril uma reunião entre os outorgantes será realizada para definir o que e como cada um pode utilizar a água.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!