Disque denúncia bate recorde de ligações e PM explica quando cidadão deve ligar 190 ou para o 181

A 19ª Companhia Independente de Polícia Militar é a unidade de Minas Gerais que mais reduziu crimes violentos em 2019. Das 86 companhias e batalhões de todo o estado, a unidade de Pará de Minas ficou em primeiro lugar geral, conseguindo diminuir 40,49% da criminalidade.

Este número foi possível graças a várias ações em conjunto. Militares empenhados em seu trabalho, intensificação nas fiscalizações, maior emprego de equipes nas ruas, parcerias e campanhas com o setor privado que culminaram em novos equipamentos e veículos para a unidade, e o apoio da população.

Os paraminenses tiveram importância significativa nesta redução. A população são os olhos da Polícia Militar nas ruas, prestando atenção em pessoas diferentes, denunciando atitudes suspeitas.

Nesta semana um exemplo clássico. Quatro homens foram presos após um vizinho denunciar que a casa ao lado estava sendo arrombada. O proprietário da residência também recebeu a ligação e foi direto pra casa. Ao entrar deu de cara com os bandidos que fugiram mas foram localizados em seguida pela Polícia Militar.

Segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), só em 2019, o telefone 181 recebeu 77.628 denúncias. Tudo isso ajudou as guarnições a prenderem criminosos e apreenderam armas e drogas, já que o tráfico lidera o ranking de denúncias.

Tenente Bernardo Artur Wenceslau Moreira Navarro, que atua na 19ª Companhia Independente de Polícia Militar, falou ao Portal GRNEWS e faz um apelo à toda população. Em qualquer suspeita na casa vizinha ou na rua, acione imediatamente uma guarnição policial:

Bernardo Artur Wenceslau Moreira Navarro
bernardoarthurdicaspm1


Muita gente confunde os telefones 190 e 181 e acreditam que os dois são da Polícia Militar e é só ligar que a PM chega. Não é bem assim.

O 190 é para ações mais rápidas e ágeis dos militares, como roubos, tentativas de assalto e estupro, acidentes de trânsito. Já o 181 é para situações em que é necessária investigação, como a suspeição do vizinho ser traficante ou ladrão. Nestes casos os militares vão investigar a pessoa e conseguir um mandado de busca e apreensão e até prisão:

Bernardo Artur Wenceslau Moreira Navarro
bernardoarthurdicaspm2

Portanto, não se esqueça. Qualquer suspeição ligue imediatamente para a Polícia Militar nos telefones 190 e 181. Lembrando que a ligação para o 190 cai diretamente no quartel da 19ª Companhia.

O Disque Denúncia, no número 181, recebe também denúncias relativas a crimes contra a administração pública e a Lei das Licitações. As informações são sigilosas e não é necessário se identificar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!