Urna de São José da Varginha e outras 4 em MG serão auditadas neste domingo de eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sorteou, ontem (14), em audiência pública, as cinco urnas eletrônicas (uma de Belo Horizonte e quatro do interior) que serão submetidas à auditoria de funcionamento da urna em condições normais de uso, a ser realizada neste domingo (15). As urnas sorteadas são da 27ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte (seção 283, Escola Estadual Carlos Campos, no Bairro Eymard); da 132ª Zona Eleitoral, de Itabira (seção 139); da 55ª Zona Eleitoral, de Cabo Verde (seção 69 – município de Botelhos); da 202ª Zona Eleitoral, de Pará de Minas (seção246 – município de São José da Varginha); e da 228ª Zona Eleitoral, de Prados (seção 117 – município de Lagoa Dourada). O sorteio foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE no YouTube.

As urnas sorteadas serão retiradas de seus locais de origem (já lacradas, constando os candidatos que concorrem no município e eleitores da seção) e transportadas, de carro ou avião – cedido pelos órgãos de segurança do estado -, para Belo Horizonte, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar. O procedimento funciona como auditoria para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel. Os cinco cartórios eleitorais deverão agora substituir essas urnas por outras urnas eletrônicas de reserva, já existentes nas zonas.

Na mesma audiência, foram também sorteadas as dez urnas que passarão pela auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas. Diferentemente das urnas da auditoria de funcionamento, a auditoria de verificação é feita na própria seção eleitoral. São elas: seção 106, da 30ª ZE (Escola Estadual Eliseu Laborne e Vale, Bairro Jardim Montanhês), e seção 521, da 39ª ZE (Escola Estadual Maria Coutinho, Bairro Jacqueline), ambas de Belo Horizonte; seção 206, da 328ª ZE, de São João Del Rei; seção 1, da 54ª ZE, de Buenópolis (município de Augusto de Lima); seção 46, da 171ª ZE, de Mariana; seção 60, da 2ª ZE, de Abre Campo (município de Matipó); seção 62, da ª 189 ZE, de Muzambinho (município de Juruaia); seção 2, da 268ª ZE, de Teixeiras (município de Pedra do Anta); seção 195, da 147ª ZE, de Janaúba; e seção 85, da 255ª ZE, de São João da Ponte (município de Ibiracatu).

Estiveram presentes no sorteio realizado na Sala de Sessões toda a Corte Eleitoral, com os seus membros titulares e substitutos; a representante do Ministério Público Eleitoral e outras autoridades e representantes de órgãos de segurança, de partidos políticos e de entidades da sociedade civil. Os procedimentos foram conduzidos pelo juiz Paulo de Tarso Tamburini Souza, presidente da Comissão de Auditorias do Sistema Eletrônico de Votação (CAVE).

A auditoria de funcionamento em condições normais (que era chamada de votação paralela) foi instituída pelo TSE nas eleições municipais de 2002. Todos os procedimentos no ambiente da votação paralela serão filmados em tempo integral, por câmeras posicionadas na frente do terminal do eleitor. Caso não haja coincidência entre os resultados, deverá ser rastreada, nos registros de vídeo, a gravação dos votos que apresentaram diferença.

Já a auditoria de verificação da integridade dos sistemas foi instituída nas Eleições 2018. Este ano é a primeira vez que ela será realizada em eleições municipais. Antes da impressão da zerésima, será emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações poderão ser conferidas com as que estarão disponíveis no site do TSE, para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.

Para saber mais sobre essas duas modalidades de auditoria, acesse a página de auditorias da votação eletrônica do TRE-MG. Com informações do TRE-MG

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!