Mais de 20 mil paraminenses não votaram em nenhum candidato nesta eleição; outros se esforçaram para exercer seu direito

Dos 63.804 eleitores aptos a votar em Pará de Minas, 48.987 foram até à sua seção eleitoral e exerceram seu direito ao voto. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deste total de eleitores que foram às urnas, 43.802, o que representa 89,42%, votaram em algum candidato.

O restante, 4,75%, que representa 2.327 eleitores, votaram em branco. Outros 2.858, 5,83%, anularam o voto.

Dados do TSE mostram que 14.817 eleitores não foram votar neste domingo, 15 de novembro. Mas este alto número de faltantes já era esperado devido a pandemia do novo coronavírus. Neste pleito ficou mais fácil justificar o voto já que quem estivesse com algum sintoma da COVID-19 não deveria comparecer à seção eleitoral.

Mas a professora Maria Rosária da Cruz, que não tinha nenhum sintoma, foi exercer seu papel de cidadã brasileira. Devido a pandemia, há oito meses ela não sai de casa, mas decidiu votar pela democracia.

Estava vestida com uma capa, luvas, mascara, óculos de proteção e ainda uma face shield, aquela proteção que cobre todo o rosto. Para ela, o importante é se proteger e mesmo para a entrevista ao Portal GRNEWS ela não tirou nada:

Maria Rosária da Cruz
mariarosariaeleicoes1

Ao Portal GRNEWS a professora explicou que mora com pessoas do grupo de risco e por isso toma ainda mais cuidado:

Maria Rosária da Cruz
mariarosariaeleicoes2

Para votar era necessário usar máscara e higienizar as mãos com o álcool em gel ao entrar na seção. Foi recomendado também levar uma caneta para assinar o caderno de votação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!