Saiba como se cadastrar para ser um doador de medula óssea e ajudar o Gabriel; equipe Hemominas estará em Pará de Minas

Os paraminenses se animaram ao receber a notícia que na próxima terça-feira, 19 de novembro, uma equipe da Fundação Hemominas estará na cidade para cadastrar possíveis doadores de medula óssea, conforme antecipado pelo Portal GRNEWS. A expectativa é encontrar um compatível com o jovem Gabriel Silva Ferreira, de 14 anos, diagnosticado há um ano com Leucemia.

Encontrar um doador compatível é difícil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), deve haver uma compatibilidade tecidual determinada por um conjunto de genes que estão localizados no cromossomo 6. A combinação deve ser idêntica, o que corresponde a 100%, ou muito próximo do ideal, 90%, para que a medula não seja rejeitada.

A equipe da Hemominas estará em Pará de Minas coletando apenas sangue para fazer os testes de compatibilidade. Após o resultado, os dados vão para um sistema, chamado de Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). É lá que todas as informações são colocadas e quando há compatibilidade entre o doador e o paciente, os técnicos são avisados.

Na terça-feira, 19 de novembro, a coleta de sangue terá início às 10 horas no campus da Faculdade de Pará de Minas (Fapam). Quem quiser pode chegar mais cedo para preencher uma ficha de identificação, um formulário e um termo de consentimento. Podem se cadastrar pessoas entre 18 e 55 anos, que tenham boa saúde e não apresentem doenças infecciosas ou hematológicas.

É necessário levar um documento de identidade oficial com foto e dentro do prazo de validade.

A equipe de profissionais da Fundação colherá uma amostra de sangue com 5 ml para os testes. Todo este procedimento leva em média 30 minutos. E é a sua chance de tentar salvar uma vida.

Após todos os testes, caso haja compatibilidade, o doador é avisado, novos exames mais aprofundados são feitos, e caso dê tudo certo, o transplante é realizado.

A Fundação Hemominas estará na Fapam, na terça-feira, 19 de novembro, de 10 às 15 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!